Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2003 - 12h12

Atraso do Longhorn dificulta plano de atualização nas empresas

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft atrasou mais uma vez o anúncio do novo Windows, de codinome Longhorn. No início deste mês, a gigante disse que não poderia estabelecer uma data de lançamento para o sistema, inicialmente marcada para este ano, e acabou dificultando a decisão das empresas que planejam atualizar suas infra-estruturas de tecnologia. Aparentemente, o novo sistema não chega antes de 2006.

A Microsoft pediu que seus parceiros de software e hardware esperem até o mês que vem, quando deve esclarecer seus planos para o Longhorn.

Greg Sullivan, gerente de produtos da Microsoft, disse que a empresa está trabalhando juntamente com os desenvolvedores de software e parceiros de hardware, e que terá novidades para eles durante a Professional Developers Conference, que acontece em outubro.

Enquanto isso, a empresa continua recomendando que as empresas trabalhem com o Windows 2000, mesmo que o suporte para ele deva ser encerrado em março de 2005, quando o produto entrará em fase de suporte prolongado. Isso significa que as empresas terão de comprar suporte adicional, que deverá ser cobrado por hora, de acordo com a Microsoft.

"Os clientes que estão adotando o Windows 2000 Professional devem continuar fazendo isso", disse Sullivan. Porém, ele acrescentou que o Windows XP Professional foi desenvolvido para co-existir com o Windows 2000 Professional nos ambientes corporativos. Assim, as empresas baseadas no Windows 2000 "podem optar pelo Windows XP".

Consultoria

Juliet Andrew, especialista em TI (tecnologia da informação) na Conchango, disse que "está sugerindo que seus clientes optem pelo XP porque é melhor escolher algo que tenha um ciclo de vida maior na hora de atualizar a infra-estrutura". Para ela, "não há benefícios em aderir ao Windows 2000 agora, uma vez que ele tem a mesma funcionalidade do XP".

Além disso, a consultora disse que algumas que usam versões mais antigas do Windows estão enfrentando problemas de compatibilidade entre o sistema e novos computadores. "Os fabricantes de PCs precisam começar a entregar as máquinas com o novo sistema operacional."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página