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03/10/2003
-
17h50
da Folha Online
A venda de equipamentos com suporte para a tecnologia sem fio Bluetooth deve dobrar em 2003, alcançando 70 milhões de unidades, de acordo com um estudo da Frost & Sullivan.
Segundo a empresa, o grande crescimento se deu nas linhas que chegaram no mercado nos últimos dois anos. Embora a tecnologia tenha sido criada em 1998, ela só chegou de fato em volumes consideráveis em 2001, quando 10 milhões de equipamentos foram vendidos. No final de 2002, o número havia mais do que triplicado, para 35 milhões.
A Bluetooth foi desenvolvida por um consórcio de empresas de eletrônicos, fabricantes de celulares e chips, como a Ericsson, Intel, Motorola e Avaya, para substituir os cabos. A tecnologia permite que equipamentos se comuniquem a pequenas distâncias sem a necessidade de fios, possibilitando a transferência de dados, jogos on-line e até a transmissão de música ou voz para caixas de som e fones de ouvido.
A Frost & Sullivan disse que o crescimento da tecnologia deve agora ser conduzido basicamente por desenvolvedores que vão encontrar uma série de aplicações para a Bluetooth em telefones celulares e PCs ligados à indústria automobilística, por exemplo.
"Ainda não há concorrentes para a tecnologia na área de redes pessoais. E, ainda que apareça alguma nova tecnologia, ela não terá a maturidade do Bluetooth", diz a empresa, em comunicado.
O estudo diz que o sucesso das empresas envolvidas com o desenvolvimento de padrões e aplicativos para a tecnologia depende de encontrar os segmentos e estratégias certas de negócios para alcançar o maior número possível de usuários.
Venda de equipamentos com Bluetooth deve dobrar em 2003
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A venda de equipamentos com suporte para a tecnologia sem fio Bluetooth deve dobrar em 2003, alcançando 70 milhões de unidades, de acordo com um estudo da Frost & Sullivan.
Segundo a empresa, o grande crescimento se deu nas linhas que chegaram no mercado nos últimos dois anos. Embora a tecnologia tenha sido criada em 1998, ela só chegou de fato em volumes consideráveis em 2001, quando 10 milhões de equipamentos foram vendidos. No final de 2002, o número havia mais do que triplicado, para 35 milhões.
A Bluetooth foi desenvolvida por um consórcio de empresas de eletrônicos, fabricantes de celulares e chips, como a Ericsson, Intel, Motorola e Avaya, para substituir os cabos. A tecnologia permite que equipamentos se comuniquem a pequenas distâncias sem a necessidade de fios, possibilitando a transferência de dados, jogos on-line e até a transmissão de música ou voz para caixas de som e fones de ouvido.
A Frost & Sullivan disse que o crescimento da tecnologia deve agora ser conduzido basicamente por desenvolvedores que vão encontrar uma série de aplicações para a Bluetooth em telefones celulares e PCs ligados à indústria automobilística, por exemplo.
"Ainda não há concorrentes para a tecnologia na área de redes pessoais. E, ainda que apareça alguma nova tecnologia, ela não terá a maturidade do Bluetooth", diz a empresa, em comunicado.
O estudo diz que o sucesso das empresas envolvidas com o desenvolvimento de padrões e aplicativos para a tecnologia depende de encontrar os segmentos e estratégias certas de negócios para alcançar o maior número possível de usuários.
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