Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2003 - 17h50

Venda de equipamentos com Bluetooth deve dobrar em 2003

Publicidade

da Folha Online

A venda de equipamentos com suporte para a tecnologia sem fio Bluetooth deve dobrar em 2003, alcançando 70 milhões de unidades, de acordo com um estudo da Frost & Sullivan.

Segundo a empresa, o grande crescimento se deu nas linhas que chegaram no mercado nos últimos dois anos. Embora a tecnologia tenha sido criada em 1998, ela só chegou de fato em volumes consideráveis em 2001, quando 10 milhões de equipamentos foram vendidos. No final de 2002, o número havia mais do que triplicado, para 35 milhões.

A Bluetooth foi desenvolvida por um consórcio de empresas de eletrônicos, fabricantes de celulares e chips, como a Ericsson, Intel, Motorola e Avaya, para substituir os cabos. A tecnologia permite que equipamentos se comuniquem a pequenas distâncias sem a necessidade de fios, possibilitando a transferência de dados, jogos on-line e até a transmissão de música ou voz para caixas de som e fones de ouvido.

A Frost & Sullivan disse que o crescimento da tecnologia deve agora ser conduzido basicamente por desenvolvedores que vão encontrar uma série de aplicações para a Bluetooth em telefones celulares e PCs ligados à indústria automobilística, por exemplo.

"Ainda não há concorrentes para a tecnologia na área de redes pessoais. E, ainda que apareça alguma nova tecnologia, ela não terá a maturidade do Bluetooth", diz a empresa, em comunicado.

O estudo diz que o sucesso das empresas envolvidas com o desenvolvimento de padrões e aplicativos para a tecnologia depende de encontrar os segmentos e estratégias certas de negócios para alcançar o maior número possível de usuários.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página