Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2003 - 19h08

Placa de som tem conexão digital e é fácil de instalar

Publicidade

DILVAN DE ABREU MOREIRA
AUGUSTO CARBOL LORZA
da Folha de S.Paulo

Embora seja leve e pequena, a nova placa de som externa da Creative, a USB Sound Blaster MP3+, apresenta poucas vantagens em relação ao sistema de som embutido nos notebooks mais comuns --como funciona por meio de uma conexão USB, a placa se destina principalmente a micros portáteis.

A qualidade de áudio apresentada pela nova placa é similar à de um sistema de som comum.

O grande diferencial da Blaster MP3+ é a saída óptica do tipo SPDIF (Sony/Philips Digital Interface), que permite conectar um sistema de seis alto-falantes com a ajuda de um decodificador Dolby Digital 5.1 ou DTS (Digital Theater System) --um exemplo é o Creative Inspire 5700.

Também existe uma entrada óptica SPDIF, que pode ser utilizada para ligar gravadores digitais, como o DAT (Digital Audio Tape) ou o MD (Mini Disc).

Efeitos especiais

A Blaster MP3+ possui suporte aos efeitos EAX (Enviromental Audio eXtension), que permitem a simulação de diversos ambientes acústicos, como catedral, teatro ou sala de concertos.

Além disso, a placa possui os efeitos Audio Clean Up (que remove chiados, como os presentes nos antigos discos de vinil), Time Scaling (que modifica a velocidade em que uma música é tocada sem alterar o timbre de voz dos cantores), CMSS 3D (Creative Multi-Speaker Surround 3D), que cria efeito envolvente a partir de qualquer fonte estéreo comum, e SVM (Smart Volume Management), que ajusta automaticamente o volume das músicas ouvidas pelo usuário.

A Blaster MP3+ vem acompanhada de um CD com vários programas: um editor de sons, um equalizador de dez canais e uma ótima central de gerenciamento de músicas.

A central é capaz de reproduzir músicas, organizá-las numa biblioteca, criar músicas digitais nos formatos MP3 e WMA e gravar CDs de áudio.

Instalação

A instalação da Blaster MP3+ no Windows XP (SP1) foi muito simples: bastou conectar o cabo USB (Universal Serial Bus) e o Windows automaticamente configurou a placa de som. Contudo é recomendável instalar os drivers fornecidos pelo fabricante para aproveitar melhor a placa.

O produto veio sem manual impresso, apenas com um guia de instalação rápida. O manual veio no CD (no formato PDF) e nele faltavam informações técnicas sobre o produto.

Público

A Blaster MP3+ é uma boa opção para pessoas que têm um notebook com DVD, um conjunto de caixas 5.1 com entrada SPDIF óptica e estão dispostas a gastar R$ 498 para ter a comodidade de aproveitar seus DVDs com a qualidade sonora de um home theater (cinema em casa), ou pessoas que desejam ligar seus aparelhos DAT ou Mini Disc a um computador para copiar ou gravar músicas com alta qualidade.

Se você possui um computador de mesa e não se importa em abri-lo para instalar uma placa, a Audigy Digital Studio (R$ 248), da Creative, é preferível, pois apresenta melhor qualidade de áudio e oferece recursos adicionais, como entrada FireWire --ela serve para conectar uma filmadora digital ou um disco rígido externo ao computador.

Avaliação



Dilvan Moreira é doutor em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra) e e orienta alunos de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em computação do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do ICMC-USP. Augusto Carbol Lorza é estudante do curso de bacharelado em informática do ICMC-USP.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página