Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2003 - 09h56

Linux funciona direto do CD e não altera micro

Publicidade

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

O sistema operacional Linux, que é gratuito, está ficando mais fácil de usar, mas sua instalação ainda não é trivial, ao menos para novatos. Se esse é o seu caso, vale a pena experimentar o Kurumin Linux, que foi desenvolvido no Brasil e tem uma vantagem: não precisa ser instalado e não altera nada no seu micro, pois funciona direto do CD (basta inserir o disco e reiniciar o computador).

Você pode experimentar o Linux sem se preocupar em estragar a instalação do Windows. A única configuração que talvez precise ser feita é ajustar o Bios (sistema de carregamento) do micro para que ele acione o drive de CD quando for ligado.

Isso é simples, mas as instruções variam conforme a marca do PC (obtenha instruções lendo o manual ou consulte o fabricante).

As versões do Linux que funcionam direto do CD não são novidade, mas o diferencial do Kurumin (guiadohardware.info/linux/kurumin) é que ele funciona muito bem: além de detectar periféricos que às vezes confundem outros tipos de Linux (teclado USB e placa de som on-board, por exemplo), traz recursos que ajudam o usuário a configurar o modem. O sistema já vem com navegador e editor de textos e funciona com gravadores de CD (em micros com dois drives) e chaveiros USB.

Uma desvantagem do Kurumin é que, como roda direto do CD, é "stateless" --não permite instalar programas nem mudar permanentemente configurações do sistema, ou seja, quando o micro é reiniciado, tudo volta ao original.

Para contornar esse limite, é preciso instalar o Kurumin no disco rígido, o que não é recomendado para iniciantes, pois envolve algum risco de perda de dados ou de destruição do Windows já presente no micro. O usuário pode remasterizar o sistema, ou seja, criar uma nova versão com os programas e as configurações que desejar e gravá-la num CD.

Aliada ao reduzido tamanho do sistema (193 Mbytes), essa característica torna o Kurumin ideal para quem usa vários micros: com o soft gravado em um mini-CD (cabe dentro da carteira) e um chaveiro USB para gravar seus arquivos, você terá um ambiente de trabalho personalizado em qualquer computador.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página