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21/10/2003 - 16h56

Office 2003 ganha mais recursos para empresas

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FRANCISCO MADUREIRA
editor de Ciência e Informática da Folha Online
FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

De olho no mercado corporativo, a Microsoft apresentou hoje no Brasil o Office 2003. A nova versão de seu pacote de aplicativos ganhou recursos de colaboração e troca de informações entre usuários --de interesse basicamente do cliente corporativo.

Para o usuário final, no entanto, os novos recursos do Office 2003 não fazem brilhar os olhos a ponto de investir no upgrade, pelo menos num primeiro momento.

Tratando o conjunto de programas como "Office System", Marcelo Toledo, gerente-geral da divisão Information Worker da Microsoft Brasil, diz que ele consiste de produtos, servidores e serviços.

Além de softs como o Word, Excel, PowerPoint, Access e Outlook, que ganharam mais recursos, a Microsoft inclui no novo pacote o Visio, FrontPage, Publisher e Project. As grandes novidades, no entanto, ficam por conta do OneNote 2003 e InfoPath 2003. O sistema também tem suporte para os servidores Microsoft Office Live Communications Server 2003, SharePoint Portal Server 2003 e Project Server 2003.

Novidades

Os programas familiares aos usuários do Office, como o Word e Excel, ganharam em seu painel de tarefas recursos para acessar informações na internet, dados compartilhados com outros sistemas da empresa, além de serviços providos por parceiros da Microsoft.

Ou seja, eles se tornaram capazes de acessar informações externas de um jeito mais simples, sem que o usuário precise deixar a interface com a qual está familiarizado.

No entanto, quando diz respeito à busca de informações na web, o serviço limita o usuário a sites parceiros --ou que pertençam à Microsoft. No caso demonstrado hoje, por exemplo, a busca foi feita apenas pelo MSN --portal de internet da gigante do software.

Direitos autorais

Um dos destaques do novo Office foi a incorporação de recursos de proteção de direitos autorais. Na hora de salvar ou compartilhar um arquivo, o usuário pode estabelecer quais as pessoas autorizadas a fazer modificações naquele documento, bem como limitar as mudanças que elas podem realizar.

Pelo recurso, o autor do documento pode selecionar os trechos específicos do texto --ou simplesmente as palavras-- que podem ser alteradas, além de determinar o que pode ser impresso. Por fim, a ferramenta permite que ele estabeleça o tempo que o colega tem para acessar o arquivo. Passado esse prazo, o acesso só é possível com nova autorização do autor.

Outlook

O programa de gerenciamento de correio eletrônico Outlook aparece no Office 2003 com um layout totalmente renovado. Agora as colunas de pastas, e-mails não lidos e janela destinada à leitura parcial da mensagem aparecem lado a lado, na vertical. Além disso, o aplicativo agrega recursos do Windows Messenger e filtro anti-spam.

O Outlook ainda ganhou o Business Contact Manager, para o gerenciamento dos contatos profissionais do usuário. Essa ferramenta, no entanto, exige que processador Pentium 3 de 450 MHz, com 250 MB de memória RAM (ou configurações superiores).

Notas e compartilhamento

Uma das grandes novidades do Office 2003 é o aplicativo OneNote --este sim atraente aos usuários domésticos. Ele funciona como um caderno de anotações, em que tudo o que é escrito vai sendo gravado automaticamente. Com ele, o usuário concentra todos os seus dados --textos, arquivos de som, imagem, gráficos e desenhos-- no mesmo documento.

É possível, por exemplo, gravar um arquivo de som e relacioná-lo a uma determinada anotação. O mesmo vale para dados da internet e outros programas.

Imagine que está em uma reunião, por exemplo. Você fez uma rápida anotação sobre os dados financeiros da empresa apresentados por um colega. Na sequência, o diretor da empresa justifica o número --este você gravou. Então é possível relacionar o arquivo de voz à anotação feita à mão.

Na hora de enviar a página por e-mail, caso o destinatário também use o OneNote, ela segue nesse formato. Caso contrário, o documento é enviado em HTML.

Embora seja um recurso muito útil para estudantes, professores e usuários domésticos de maneira geral, o OneNote não faz parte do pacote Standard do Office 2003, a opção mais barata oferecida pela Microsoft (veja preços e detalhes de cada pacote, abaixo).

Já o InfoPath é um novo recurso do Office 2003 que permite aos usuário criarem seus próprios formulários on-line para preenchimento compartilhado.

Mercado no Office

Um dos novos recursos do pacote de aplicativos da Microsoft é o chamado "Marketplace", espaço no painel de tarefas que oferece produtos ou serviços relacionados a um termo de pesquisa que o usuário busque. Se estiver trabalhando com uma planilha e precisar de índices financeiros, o usuário pode pesquisar a informação de dentro do Excel. Nada muito além do que uma rápida pesquisa na internet garanta.

No fundo, o "Marketplace" mais parece uma expansão das marcas inteligentes (smart tags) que a Microsoft agregou ao Office XP, lançado em 2001. Anna Carolina Aranha, gerente de produto Office da Microsoft Brasil, explica que, para o lançamento, o "Marketplace" terá alguns serviços gratuitos --alguns por tempo limitado, outros com limitação de recursos.

Segundo a empresa de Bill Gates, o Brasil está entre os seis primeiros mercados em que a Microsoft contratou parceiros. Para o lançamento, estão disponíveis principalmente serviços financeiros e de notícias. Mas o objetivo da Microsoft é chegar a pelo menos 60 parceiros no próximo ano.

Pacotes e preços

O novo Office está à venda no Brasil em seis pacotes. O Office Standard, que traz o Word, Excel, Outlook e PowerPoint, tem preço sugerido pela Microsoft de R$ 1.291. Para os que querem somente a versão de upgrade, o valor é de R$ 782.

O mesmo pacote, oferecido para o mercado educacional --professores e estudantes--, é vendido com descontos que passam 50%. Nesse caso, a mesma licença pode ser instalada por até três pessoas na residência do usuário.

Para as pequenas empresas, a oferta da Microsoft é o Office Small Business, que, além dos aplicativos oferecidos na versão Standard, inclui o Business Contact Manager e o Publisher. O pacote sai por R$ 1.451 (para novos usuários) e R$ 914 (upgrade).

Por fim, o Office Professional ainda agrega o Access e recursos avançados de XML (Extensible Markup Language) --formato de intercâmbio de dados tido como base da Microsoft para sua estratégia na internet. A versão é vendida por R$ 1.602 e R$ 1.055 (upgrade).

O OneNote --uma das grandes novidades do Office 2003-- não faz parte do pacote educacional. Os interessados no programa teriam de desembolsar outros cerca de R$ 900 pela caixa avulsa do software.
 

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