Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2003 - 17h38

Lojas do McDonald's em todo o Brasil terão internet gratuita

Publicidade

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

Depois de cerca de dois anos de testes em lojas do McDonald's em São Paulo e Rio de Janeiro, o projeto de internet grátis da rede será levado para todas as suas lanchonetes no Brasil. Segundo os patrocinadores do projeto --que receberá US$ 20 milhões em cinco anos--, até o final do primeiro semestre de 2004 as 600 lojas McDonald's distribuídas por 135 cidades em 21 Estados brasileiros já devem contar com o acesso à web.

Carlos Ribeiro, presidente da subsidiária brasileira da HP, uma das patrocinadoras do projeto, disse que serão disponibilizados cerca de 3.000 PCs (modelo Desktop d325, com processador Athlon XP 2000) conectados à internet a 128 Kbps. Além disso, cada loja contará com um servidor HP TC 2120. A HP ficará responsável pela manutenção, gerenciamento, suporte de toda a rede, que ficará hospedada no data center da empresa, em Barueri (SP).

Também apóiam o projeto McInternet o banco Itaú e o provedor de internet AOL, além do próprio McDonald's.

Segundo Marcel Fleischmann, presidente do McDonald's no Brasil, atualmente passam pelas lojas da rede no país cerca de 1,5 milhão de clientes diariamente.

Durante o piloto do projeto, que teve início em 2001, 750 mil pessoas acessaram a internet a partir das lojas McDonald's, sendo a primeira experiência com a internet para 26% delas.

Com base nesses dados, o projeto incluirá tutoriais com noções básicas sobre o funcionamento de um computador, além de outros sobre o uso da internet e do e-mail, no futuro próximo. Fleischmann disse que cerca de 1.500 profissionais do McDonald's, apelidados de McHosts, foram treinados para dar assistência ao público.

Como funciona

O cliente que fizer qualquer compra em alguma lanchonete da rede terá direito a acessar gratuitamente a internet por entre 15 e 60 minutos, dependendo do movimento da loja. Segundo os patrocinadores, cada loja contará com até quatro terminais.

Embora a navegação seja livre, o usuário começa sua experiência a partir do site da AOL, que espera com a parceria ganhar clientes. Milton Camargo, presidente da AOL Brasil, disse que um terço da primeira mensalidade da assinatura de clientes originados a partir do McInternet será destinado ao Instituto Ronald McDonald's, que apóia crianças com câncer.

Com relação a questões de segurança, as empresas explicam que a rede será protegida por softs de segurança, como firewall e antivírus, além da infra-estrutura de segurança provida pela HP. Outra medida adotada é a ausência de drives de disquete ou CD nos computadores.

Camargo disse ainda que as redes terão filtros para evitar o acesso a páginas de conteúdo impróprio. Os McHosts também ficarão de olho naquilo que o internauta está fazendo on-line, de acordo com Fleischmann.

Funcionários

Além do público, agora os cerca de 34 mil funcionários da rede McDonald's, muitos dos quais em idade estudantil, terão acesso aos computadores. Cada loja contará com um PC conectado à web para uso exclusivo de seus funcionários.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página