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29/10/2003
-
12h10
da Folha Online
O novo Napster, que estava em fase de testes desde o início deste mês, estreou hoje na internet para o público. Tirado do ar depois de severas críticas da indústria fonográfica, que alegou que a rede de troca de arquivos incentivava a pirataria e infringia leis de direitos autorais, o Napster volta ao ar agora como loja de downloads de músicas.
A Roxio, especializada em softs para a gravação de CDs, comprou os ativos do Napster em 2002 e relançou a marca na web sob o nome Napster 2.0. Além do nome, porém, o logo do gato com fones de ouvidos é a única coisa em comum entre o novo Napster e a versão original do serviço.
O serviço possui um catálogo com mais de 500 mil músicas. Os arquivos estão codificados no formato Windows Media 9, que oferece ao serviço a tecnologia DRM (de gerenciamento de direitos autorais), segundo o site "The Register".
Assim como a loja de músicas iTunes, da Apple, o Napster 2.0 oferece o download de cada música por US$ 0,99 ou cobra US$ 9,95 por um álbum completo. Cada música pode ser ouvida antes da compra. O novo serviço também oferece uma opção de assinatura, por US$ 9,95 ao mês, pela qual o usuário pode adicionar 40 estações de rádio com músicas ininterruptas, além de opções de chat e download ilimitado de arquivos.
O Napster 2.0 permite ainda que os usuários assistam a vídeos de músicas, transfiram canções para tocadores portáteis ou as grave em um CD. As músicas que serão gravadas em CD devem ser adicionadas a uma lista de canções, que só poderá ser queimada em CD por cinco vezes --contra dez permitidas pelo concorrente da Apple.
Termos de uso
Em seus termos de uso, o Napster avisa que se o usuário perder qualquer arquivo, ele não terá direito a um novo download.
Curiosamente --e aparentemente contrariando as próprias condições de uso do serviço-- o Napster 2.0 permite ao usuário enviar músicas a amigos tanto pela rede interna quanto externa do serviço.
O texto de condições de uso do Napster 2.0 diz que o usuário não pode autorizar, incentivar ou permitir a reprodução, distribuição ou uso dos arquivos por terceiros.
Só nos EUA
Assim como o iTunes e outros serviços de venda de downloads de músicas, o Napster 2.0 só está disponível para os internautas residentes nos Estados Unidos.
Com agências internacionais
Leia mais
Conheça a história do Napster
Pai do Napster quer combater trocas ilegais na web
Napster 2.0 estréia hoje na internet
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O novo Napster, que estava em fase de testes desde o início deste mês, estreou hoje na internet para o público. Tirado do ar depois de severas críticas da indústria fonográfica, que alegou que a rede de troca de arquivos incentivava a pirataria e infringia leis de direitos autorais, o Napster volta ao ar agora como loja de downloads de músicas.
A Roxio, especializada em softs para a gravação de CDs, comprou os ativos do Napster em 2002 e relançou a marca na web sob o nome Napster 2.0. Além do nome, porém, o logo do gato com fones de ouvidos é a única coisa em comum entre o novo Napster e a versão original do serviço.
O serviço possui um catálogo com mais de 500 mil músicas. Os arquivos estão codificados no formato Windows Media 9, que oferece ao serviço a tecnologia DRM (de gerenciamento de direitos autorais), segundo o site "The Register".
Assim como a loja de músicas iTunes, da Apple, o Napster 2.0 oferece o download de cada música por US$ 0,99 ou cobra US$ 9,95 por um álbum completo. Cada música pode ser ouvida antes da compra. O novo serviço também oferece uma opção de assinatura, por US$ 9,95 ao mês, pela qual o usuário pode adicionar 40 estações de rádio com músicas ininterruptas, além de opções de chat e download ilimitado de arquivos.
O Napster 2.0 permite ainda que os usuários assistam a vídeos de músicas, transfiram canções para tocadores portáteis ou as grave em um CD. As músicas que serão gravadas em CD devem ser adicionadas a uma lista de canções, que só poderá ser queimada em CD por cinco vezes --contra dez permitidas pelo concorrente da Apple.
Termos de uso
Em seus termos de uso, o Napster avisa que se o usuário perder qualquer arquivo, ele não terá direito a um novo download.
Curiosamente --e aparentemente contrariando as próprias condições de uso do serviço-- o Napster 2.0 permite ao usuário enviar músicas a amigos tanto pela rede interna quanto externa do serviço.
O texto de condições de uso do Napster 2.0 diz que o usuário não pode autorizar, incentivar ou permitir a reprodução, distribuição ou uso dos arquivos por terceiros.
Só nos EUA
Assim como o iTunes e outros serviços de venda de downloads de músicas, o Napster 2.0 só está disponível para os internautas residentes nos Estados Unidos.
Com agências internacionais
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