Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2003 - 18h32

Boato do Hotmail é o que mais circula pela internet

Publicidade

da Folha Online

O falso e-mail que sugere aos internautas usuários do serviço Hotmail que encaminhem a mensagem para pelo menos dez outros assinantes foi o que mais circulou pela internet em outubro. A mensagem, supostamente assinada pela Microsoft, dona do Hotmail, diz que caso o internauta não passe o e-mail para frente após 48 horas de seu recebimento, sua conta no serviço será automaticamente cancelada.

A mensagem respondeu por 34,9% dos boatos que circularam pela internet em outubro, de acordo com a lista da Sophos.

O boato das "Meninas da Playboy", originado no Brasil, ficou em segundo lugar, respondendo por 12,1% das falsas correntes de e-mail pela web. A mensagem alerta para um novo e destrutivo vírus, para o qual nenhuma empresa de segurança descobriu uma vacina. Claro, como de costume, o e-mail pede que o internauta o encaminhe para o maior número de conhecidos.

Em terceiro lugar apareceu o "Bonsai kitten" (6,2%), que protesta contra um site que supostamente ensina a criar gatos dentro de garrafas. O site de fato existe (www.bonsaikitten.com), mas também foi criado com a idéia de enganar os mais desavisados.

Também figuram na lista da empresa de segurança boatos como o da "Budweiser" e o "WTC Survivor". Ambos sugerem que estão circulando na web vírus capazes de destruir o computador. Tem ainda a história de que o presidente da Microsoft, Bill Gates estaria dividindo sua fortuna com os internautas que encaminhassem tal e-mail.

A novidade de outubro é o "Welcome to the Matrix". O boato --em francês-- alerta para que os internautas não abram uma apresentação em PowerPoint com esse título. O boato foi o décimo colocado em outubro e como muitos outros e-mails falsos e vírus, usa o nome da Microsoft para tentar enganar o usuário.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página