Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2003 - 08h28

Novo Windows promete melhorar segurança do PC

Publicidade

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo, em Los Angeles

A Microsoft promete incluir melhorias de segurança na próxima versão do Windows, que terá um software antivírus embutido e trará recursos de firewall (bloqueio de invasões) mais sofisticados, capazes de monitorar também a saída de informações do PC. A versão testada ficou devendo o antivírus e o firewall melhorado.

Reprodução
Janela de notificação de eventos do sistema
Mas a principal inovação é a tecnologia Palladium. Ela permitirá que o usuário criptografe (codifique) seus arquivos com mais segurança, pois usará recursos de proteção embutidos no processador do micro. Além disso, controlará a instalação e a execução de programas --os softs só funcionariam depois de autenticados.

Essas características preocupam opositores do Longhorn: eles acreditam (www.eff.org/Infra/trusted_computing/20031001_tc.php) que a Microsoft poderá usar a nova tecnologia para barrar produtos concorrentes e dominar o mercado de programas. A Microsoft nega. Seja como for, a Palladium não estava funcionando no software testado.

Reprodução
Nova tela de salvamento de arquivos presente no Windows Longhorn


Uma inovação provavelmente será benéfica: o Longhorn controlará a concessão de privilégios administrativos (poder de modificar arquivos de sistema) ao usuário, o que poderá ajudar a evitar vírus.

O jornalista viajou a convite da Microsoft

Leia mais
  • Sucessor do Windows, esperado para 2005, apresenta falhas
  • Interface e navegador do Longhorn têm mudanças
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página