Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2000 - 04h07

Tire vantagem dos mecanismos de busca

Publicidade

MARIJÔ ZILVETI, da Folha de S.Paulo

A Internet já tem mais de 1 bilhão de sites. Essa quantidade, porém, não significa necessariamente qualidade de informação. Além disso, encontrar o destino desejado pode exigir um verdadeiro trabalho de detetive. Os programas de busca estão aí para tentar facilitar essa tarefa, mas nem sempre os resultados são satisfatórios. Você digita uma palavra e recebe em resposta milhares -ou milhões- de alternativas.

É possível filtrar essas buscas e focalizar seu trabalho usando algumas dicas para refinar a pesquisa, sabendo escolher o serviço de busca mais adequado para o trabalho desejado e dedicando algum tempo para se familiarizar com as qualidades e as idiossincrasias de cada site de pesquisa.

Se você, por exemplo, digitar GISELE BUNDCHEN (com letras maiúsculas) no sistema de busca de imagens do AltaVista, não vai receber nenhuma fotografia da supermodelo. A única resposta é a imagem da maestrina de origem uruguaia Gisele Ben-Dor.

Isso acontece porque o mecanismo procura arquivos em que o registro apareça exatamente como você o digitou. Para encontrar imagens da modelo, a dica é digitar seu nome somente com letras minúsculas.

Escrever o nome em maiúsculas e minúsculas produz resultados curiosos, como uma imagem do dramaturgo Samuel Beckett.

A seguir, veja dicas essenciais para fazer uma boa pesquisa.

Familiarização com o site

Uma das dicas mais importantes é dedicar um tempo para familiarizar-se com o site de busca. O AltaVista e o Yahoo!, por exemplo, são complexos e oferecem dezenas de formas para encontrar o que se quer (veja quadro ao lado).

No caso do primeiro, vale a pena percorrer todas as guias, no alto do site, para ver o que ele oferece. No canto esquerdo da página de abertura, há pesquisa de imagens ou músicas (no formato MP3). O item Search Tools dá algumas pistas. Clique em Search Guide para encontrar o que quer por tópicos. Se acionar o item Maps, vai conseguir um bom mapa
de ruas dos EUA.

Yahoo!

O Yahoo!, um dos sites mais acessados da Internet, é outro que exige dedicação para explorar seus recursos. Ele equivale a uma gigantesca lista de páginas amarelas, organizada em categorias.

A melhor opção é começar por uma palavra ou um conjunto de palavras. Esse mecanismo de busca encontra um banco de dados e lista o resultado por categoria, sugerindo cinco áreas para refinamento (veja quadro).

Especificar a pesquisa

A maioria dos serviços de busca entende que, quando você digita, por exemplo, a expressão Cruzeiro do Sul, você está querendo páginas que a contenham.

Para evitar resultados equivocados, use aspas no início e no fim da frase ou expressão.

Com o objetivo de facilitar o trabalho, alguns sites têm janelas que especificam o que se quer, como frase exata, qualquer palavra ou algumas das palavras. É o caso do RadarUOL (www.radaruol.com.br) e também do Todobr (www.todobr.com.br).

Alguns mecanismos de pesquisa, como o Northern Light (www.northernlight.com), aceitam o método booleano, em que a pesquisa pode ser feita com os conectivos "e" e "ou".

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página