Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2003 - 09h21

Metron combina disco rígido grande e gravador de CDs veloz

Publicidade

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

O micro Metron Maxima 2000 não possui componentes tão diferenciados quanto o PC HyperData (leia texto abaixo), mas também traz um gravador de CDs. O computador não toca DVDs, mas, por outro lado, seu fabricante não economizou no disco rígido --ele tem 40 Gbytes, dos quais 35,9 Gbytes estão livres para o usuário.

Ao contrário de outros fabricantes, a Metron acertou ao aproveitar o conector CNR presente na placa-mãe para ligar o modem: dessa forma, evita-se o desperdício de um slot PCI.

Infelizmente, a decisão correta não é suficiente para colocar o Metron Maxima no mesmo nível dos melhores concorrentes, pois sua placa-mãe é inferior --o computador tem apenas dois slots PCI (mais um AGP).

Editoria de Arte/Folha Imagem


Seja como for, o modem já veio configurado de fábrica para funcionar em silêncio (sem os barulhos irritantes que os outros fazem durante a discagem).

O gravador de CDs, que é da marca LG, promete velocidade máxima de 52x. Isso é bom, mas vale notar que os CDs virgens geralmente não aguentam essa taxa.

Durante testes realizados com mídia que suporta 40x (a mais comum), ele conseguiu gravar um CD com 650 Mbytes de dados (o equivalente a aproximadamente uma hora de música) em apenas dois minutos e 48 segundos.

O teclado, que tem 14 botões especiais, é agradável ao toque. Já o mouse não possui "rodinha" --ela é substituída por um botão de rolagem que não funciona em todos os programas do Windows.

Houve um problema durante os testes: ao receber as atualizações de segurança do Windows (windowsupdate.microsoft.com), o PC reclamou de falta de memória RAM e exibiu várias mensagens de erro. Como o Metron foi o único micro a fazer isso, o episódio pode ser considerado estranho, mas o funcionamento da máquina não foi afetado.

O conjunto de programas inclui um antivírus (com atualizações por apenas seis meses), o pacote WordPerfect Office, o Almanaque Abril 2001, o Dicionário Michaelis e o tradutor Tradunet (mais dois meses de acesso gratuito à America Online e um curso de informática via internet).

Um destaque interessante é que o tocador audiovisual RealPlayer 8 já veio instalado. Se o fabricante tivesse instalado também o tocador QuickTime (www.apple.com/quicktime), o micro já estaria pronto para captar quase todos os vídeos e as rádios on-line.

Não é recomendável instalar o WordPerfect Office 2000. Antiquado (é de 1999), o pacote deixa o computador muito lento, pois coloca oito ícones na bandeja do sistema, ou seja, carrega (quase sempre sem necessidade) vários softwares mesmo que o usuário não precise deles. Sem o pacote, o Metron Maxima leva 51 segundos para carregar o Windows; com o pacote, o tempo sobe para um minuto e 20 segundos.

Leia mais
  • Entenda critérios de seleção e avaliação
  • Transglobe chama a atenção pelo visual, mas oferece pouco espaço
  • HyperData traz peças melhores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página