Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2000 - 04h42

Programas são criados para dissecarem corpo humano

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Sony Pictures Imageworks precisou de um verdadeiro arsenal gráfico computadorizado para criar os efeitos especiais de "O Homem Sem Sombra". Foram usados dois tipos básicos de sistema, da Silicon Graphics e da Intergraph, com "Windows NT".

"Como isso nunca tinha sido feito antes, tivemos que criar programas capazes de dissecar o corpo de um ser vivo", disse Eric Armstrong.

O simples ato de remover da tela a imagem real do ator Kevin Bacon exigiu três programas diferentes: "Maya", "Studio Paint" e "Composer".
Eles também foram os responsáveis pela animação do personagem invisível em seus diferentes estágios.

Com o "Maya", ainda em 1998, foram feitos os primeiros esqueletos de Bacon, assim como desenhada toda sua musculatura.

O "Maya" é um software dotado de um sistema de animação em 3D, o que possibilitou que um ser humano digital completo fosse colocado sob a imagem real de Kevin Bacon.

Por causa desse efeito, uma das imagens mais surpreendentes do filme ganhou vida: pode-se ver com perfeição a pele do ator se dissolvendo e expondo gradualmente a musculatura, como se ele estivesse sendo descascado. E o processo é reversível. Da mesma forma, vemos a musculatura de um animal sendo recomposta, do esqueleto à pele. Também é possível simular o movimento de articulações e contrações musculares.

Um outro programa foi usado para criar os efeitos como a silhueta do homem invisível em fumaça e sangue correndo por suas veias.

Não por acaso, o sistema é chamado de "Houdini" (em homenagem ao famoso mágico de mesmo nome).

A Pixar, contratada para fazer o acabamento das cenas, desenvolveu o programa "Renderman" apenas para acrescentar fotorrealismo às imagens dos músculos, pele, veias e ossos. O programa adiciona textura e sombreamento à imagem, deixando-a com aparência ainda mais real.

Por fim, um programa especial foi utilizado para construir os modelos do homem invisível nos diferentes estágios de suas aparições.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página