Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2003 - 09h38

Internauta sofre processos e prisão por troca de músicas

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Riaa (Recording Industry Association of America), entidade que congrega gravadoras dos Estados Unidos, voltou a ameaçar internautas acusados de utilizar programas de troca de arquivos como o KaZaA. Na semana passada, a associação começou a processar 41 norte-americanos que supostamente teriam pirateado músicas. É a terceira onda de processos, elevando o número de ameaças judiciais para 382.

A lista inclui ao menos uma acusação curiosa: o aposentado Ernest Brenot, 79, que mora em Washington e alega não possuir um PC. Brenot é acusado de piratear 774 músicas de artistas como Guns N" Roses, U2 e Linkin Park.

Além de iniciar os novos processos, a Riaa diz ter enviado advertências a mais 90 pessoas. Dos internautas já procurados pela associação, 220 teriam aceitado fazer acordos e pagar aproximadamente US$ 3.000 cada um.

Segundo a agência de notícias Associated Press, dois japoneses, de 19 e 41 anos, foram presos por utilizar um software chamado Winny para trocar filmes e games de maneira ilegal com outros internautas.

De acordo com a revista "Wired", o Media Lab Europe (www.medialabeurope.org), departamento do Massachusetts Institute of Technology, está desenvolvendo um programa chamado tunA, que permite a PCs portáteis bisbilhotar e compartilhar a coleção de músicas de outras pessoas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página