Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2003 - 17h36

Para especialistas, globalização da internet trará problemas

Publicidade

da Folha Online

Para alguns especialistas reunidos na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, em Genebra (Suíça), o empenho da ONU (Organização das Nações Unidas) em globalizar o acesso à tecnologia pode acarretar problemas inesperados.

Ainda que o principal objetivo da cúpula seja buscar maneiras de levar inovações tecnológicas e o acesso à internet aos países mais pobres, especialistas alertam para consequências imprevistas que essa globalização poderia trazer.

Alan Greenberg, consultor de TI (tecnologia da informação) que trabalha com o Banco Mundial em programas para levar tecnologias aos países em desenvolvimento, diz que reduzir a divisão digital implica em inúmeras e importantes questões.

Entre elas está a segurança. Segundo Greenberg, vírus ou ataques hackers, por exemplo, também surgirão nos países em desenvolvimento, já que não há barreiras na internet.

A necessidade de estabelecer medidas internacionais de combate a estragos causados por vírus e punição dos cibercriminosos tem sido tópico constante da cúpula, especialmente entre os representantes dos países desenvolvidos.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página