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16/12/2003
-
13h43
da Folha Online
Clientes de bancos em todo o mundo têm sido alvos cada vez mais frequentes de autores de sites e e-mails falsificados. E o cenário deve ficar ainda pior em 2004. Executivos de bancos e especialistas em segurança da informação prevêem que as fraudes virtuais contra o setor de serviços financeiros vão disparar no próximo ano.
Os fraudadores jogam a isca para os clientes mais ingênuos, se eles aceitarem, acabam entregando aos piratas da internet dados de suas contas bancárias.
Recentemente, uma série de e-mails disfarçados de correspondência de alguns dos maiores bancos do mundo --incluindo instituições brasileiras, como o Banco do Brasil e Bradesco, entre outras-- chegou às caixas de mensagens de muitos usuários.
De acordo com os especialistas, a prática é apenas um primeiro passo. É como as fraudes com cartões de crédito, explicam, acrescentando que o problema deve se tornar mais sério em breve.
Alerta
Nicke Sears, vice-presidente de vendas da Finjan Software, grupo de software de segurança da Califórnia, revela que o nível de preocupação entre os clientes da empresa quanto ao risco também vem aumentando.
Em encontro realizado nesta segunda-feira na Europa, executivos do setor avaliaram que avanços tecnológicos não serão capazes de deter a onda de crimes. Segundo eles, a melhor defesa são os próprios consumidores, que precisam estar mais conscientes quanto às operações on-line.
Com Reuters
Especialistas prevêem mais fraudes on-line em 2004
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Clientes de bancos em todo o mundo têm sido alvos cada vez mais frequentes de autores de sites e e-mails falsificados. E o cenário deve ficar ainda pior em 2004. Executivos de bancos e especialistas em segurança da informação prevêem que as fraudes virtuais contra o setor de serviços financeiros vão disparar no próximo ano.
Os fraudadores jogam a isca para os clientes mais ingênuos, se eles aceitarem, acabam entregando aos piratas da internet dados de suas contas bancárias.
Recentemente, uma série de e-mails disfarçados de correspondência de alguns dos maiores bancos do mundo --incluindo instituições brasileiras, como o Banco do Brasil e Bradesco, entre outras-- chegou às caixas de mensagens de muitos usuários.
De acordo com os especialistas, a prática é apenas um primeiro passo. É como as fraudes com cartões de crédito, explicam, acrescentando que o problema deve se tornar mais sério em breve.
Alerta
Nicke Sears, vice-presidente de vendas da Finjan Software, grupo de software de segurança da Califórnia, revela que o nível de preocupação entre os clientes da empresa quanto ao risco também vem aumentando.
Em encontro realizado nesta segunda-feira na Europa, executivos do setor avaliaram que avanços tecnológicos não serão capazes de deter a onda de crimes. Segundo eles, a melhor defesa são os próprios consumidores, que precisam estar mais conscientes quanto às operações on-line.
Com Reuters
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