Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2003 - 12h25

Google inicia testes de pesquisas em livros

Publicidade

da Folha Online

Depois das ferramentas de busca específica para notícias, do buscador de imagens e do acessório Deskbar, que permite pesquisar sem abrir o navegador --ele funciona na barra do Windows--, o Google inicia testes de pesquisas em livros.

Em uma ação semelhante à recentemente lançada pela varejista on-line Amazon.com, o novo serviço, chamado Google Print Beta, permite que o internauta dê uma "rápida folheada" em livros, críticas e notas sobre suas bibliografias e autores. Além disso, em determinados casos, o usuário pode visualizar a capa do livro.

Nas páginas de resultados também estão incluídos links para as lojas em que as obras podem ser encontradas e outros anúncios do Google relacionados ao livro.

O programa, ainda em fase de testes, conta com a participação das editoras Random House, Knopf Publishing Group e Macfarlane, Walter & Ross.

Segundo o site do Google, o serviço está testando o conteúdo on-line dessas empresas. O material está provisoriamente hospedado pelo Google e as listas de resultados são estabelecidas pela mesma tecnologia usada no serviço de busca de sites.

O piloto foi colocado no ar apenas dois meses depois que a Amazon lançou o "Search Inside the Book".

Pelo serviço da Amazon, o internauta pode ler páginas e títulos de livros que contenham a palavra pesquisada. Então a compra da obra pode ser feita diretamente pelo site da loja on-line. O serviços de buscas conta com um catálogo de 120 mil títulos de 190 editoras.

Por enquanto, embora o Google esteja em negociação com diversas outras editoras, sua ferramenta oferece a busca por 60 mil obras.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página