Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2004 - 11h15

Fundo defende usuários de Linux de processos da SCO

Publicidade

da Folha Online

Um consórcio sem fins lucrativos que apóia softs de código aberto planeja criar um fundo de US$ 10 milhões para ajudar usuários corporativos do sistema operacional Linux ameaçados na Justiça pela empresa norte-americana SCO.

O fundo do OSDL (Open Source Development Labs) já alcançou o valor de US$ 3 milhões. O laboratório conta com o apoio de nomes de peso do mercado de tecnologia, como Dell, HP, IBM, Intel e Novell --e, além disso, emprega o programador finlandês Linus Torvalds, tido como principal criador do Linux.

A SCO ameaça processar empresas e desenvolvedores do mundo Linux. A companhia, com sede em Utah, nos Estados Unidos, diz deter os direitos sobre alguns componentes do sistema Unix que foram usados no Linux sem a devida autorização.

Para a empreitada, a SCO contratou um dos melhores advogados dos Estados Unidos, David Boies, que participou do longo processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça contra a Microsoft. No mês passado, a empresa enviou cartas para centenas de usuários corporativos do Linux com ameaças de processo.

Depois de outras três iniciativas --da HP, da Red Hat e do OSDL-- a Novell tomou, por conta própria, atitude semelhante. Passou a oferecer a clientes do SuSE Linux proteção legal para o uso do sistema operacional. Assim como as outras empresas, a Novell também oferecerá indenização aos usuários que tiverem problemas judiciais com a SCO.

Outro lado

A SCO, por sua vez, rebateu a criação do fundo. Para a empresa, a ação do OSDL não altera a propriedade intelectual que possui sobre os componentes do Linux. "Usuários finais ou corporativos que continuem usando a propriedade intelectual da SCO sem a devida autorização estão violando os direitos da SCO", diz comunicado da empresa, segundo o site Vnunet.com.

Leia mais
  • Erramos: Fundo defende usuários de Linux de processos da SCO

    Sites relacionados
  • OSDL (Open Source Development Labs)
  • Carta da SCO às empresas da Fortune 1000 (arquivo PDF)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página