Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2004 - 16h23

Variante do Netsky apresenta risco médio de infecção

Publicidade

da Folha Online

Uma variante do vírus Netsky foi detectada nesta quarta-feira e está atacando caixas de mensagem e programas de compartilhamento de arquivos, como o Kazaa e o Morpheus. A praga virtual apresenta risco médio segundo as fabricantes de antivírus.

O Netsky.C age de maneira semelhante a sua versão "B", identificada na semana passada. O verme pode chegar com diferentes frases no campo assunto e no corpo da mensagem. Caso o arquivo anexo seja aberto, o vírus faz várias cópias de si mesmo com o nome de "winlogon.exe"

O Netsky.C procura por endereços de e-mail em arquivos do computador da vítima e se espalha para outros micros a partir de um mecanismo de envio de mensagens próprio.

Ele também faz uma varredura em todos os discos rígidos da máquina infectada e se replica para os diretórios começados com a seqüência "shar", caso essas pastas existam.

Com isso, o Netsky.C também usa as redes de compartilhamento de arquivos para atacar outras máquinas. Segundo a Panda Software, o verme ainda está programado para apitar --usando o alto-falante interno do PC-- no dia 26 de fevereiro.

As principais desenvolvedoras de antivírus já distribuíram atualizações para manter seus programas eficazes contra a nova praga virtual.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página