Publicidade
Publicidade
03/03/2004
-
09h24
da Folha de S.Paulo
Nos Estados Unidos, os internautas com conexões de alta velocidade podem escolher entre diversos provedores de acesso. Ao contrário do que geralmente ocorre no Brasil, alguns deles oferecem softwares especiais, que substituem o navegador comum.
A reportagem testou os programas de dois dos maiores provedores dos EUA: America Online e MSN (da Microsoft). Os testes foram feitos com os pacotes "bring your access", ou seja, que exigem a aquisição separada de uma conexão de banda larga (só incluem o uso dos programas e acesso a serviços e conteúdo on-line).
O MSN Premium (US$ 10 mensais) oferece, junto com o navegador especial, os programas PictureIt!, Money Plus e Encarta Premium. Os dois primeiros servem para editar e organizar fotos e gerenciar finanças pessoais. A Encarta é uma enciclopédia digital.
O programa de e-mail integrado ao MSN tem funções diferenciadas: você pode anexar fotos que estejam no seu álbum on-line (não só aquelas gravadas no micro) e criar shows de slides que podem ser enviados mesmo a quem não é usuário do MSN.
O usuário pode baixar e instalar o antivírus VirusScan e o McAfee Personal Firewall, o que ajuda a melhorar a segurança.
O serviço AOL 9 Optimized, da America Online, custa bem mais --US$ 15 mensais, também sem incluir a conexão de alta velocidade (banda larga)--, mas traz mais recursos. A função de controle paternal, por exemplo, é sofisticada: além de determinar por quanto tempo seus filhos podem navegar diariamente, o assinante recebe um e-mail com os sites que eles acessaram. O AOL não oferece antivírus gratuito (só firewall), mas verifica automaticamente os e-mails enviados e recebidos.
O AOL não traz um recurso para criar slide shows e enviá-los por correio eletrônico. Por outro lado, pode configurar automaticamente o sistema operacional para exibir, no micro local, animações com as fotos preferidas do usuário. O programa permite fazer ajustes simples em fotos digitais (contraste, cortes e redução do efeito de olhos vermelhos) e dá acesso a um serviço de álbuns fotográficos on-line, mas é inferior, no quesito fotografia, ao MSN.
A versatilidade do AOL afeta a facilidade de uso: como traz muitas opções, o programa pode gerar confusão na primeira vez em que é usado. Em compensação, sua interface é mais bonita que a do MSN, pois os ícones são animados. O recurso de pesquisa integrado ao AOL também é superior: além de já vir configurado para usar o buscador Google, o melhor da internet, dá acesso a serviços da America Online que fazem pesquisas multimídia (para achar músicas e vídeos na rede) e por região geográfica.
Provedores de internet dos EUA têm navegadores incrementados
Publicidade
Nos Estados Unidos, os internautas com conexões de alta velocidade podem escolher entre diversos provedores de acesso. Ao contrário do que geralmente ocorre no Brasil, alguns deles oferecem softwares especiais, que substituem o navegador comum.
A reportagem testou os programas de dois dos maiores provedores dos EUA: America Online e MSN (da Microsoft). Os testes foram feitos com os pacotes "bring your access", ou seja, que exigem a aquisição separada de uma conexão de banda larga (só incluem o uso dos programas e acesso a serviços e conteúdo on-line).
O MSN Premium (US$ 10 mensais) oferece, junto com o navegador especial, os programas PictureIt!, Money Plus e Encarta Premium. Os dois primeiros servem para editar e organizar fotos e gerenciar finanças pessoais. A Encarta é uma enciclopédia digital.
O programa de e-mail integrado ao MSN tem funções diferenciadas: você pode anexar fotos que estejam no seu álbum on-line (não só aquelas gravadas no micro) e criar shows de slides que podem ser enviados mesmo a quem não é usuário do MSN.
O usuário pode baixar e instalar o antivírus VirusScan e o McAfee Personal Firewall, o que ajuda a melhorar a segurança.
O serviço AOL 9 Optimized, da America Online, custa bem mais --US$ 15 mensais, também sem incluir a conexão de alta velocidade (banda larga)--, mas traz mais recursos. A função de controle paternal, por exemplo, é sofisticada: além de determinar por quanto tempo seus filhos podem navegar diariamente, o assinante recebe um e-mail com os sites que eles acessaram. O AOL não oferece antivírus gratuito (só firewall), mas verifica automaticamente os e-mails enviados e recebidos.
O AOL não traz um recurso para criar slide shows e enviá-los por correio eletrônico. Por outro lado, pode configurar automaticamente o sistema operacional para exibir, no micro local, animações com as fotos preferidas do usuário. O programa permite fazer ajustes simples em fotos digitais (contraste, cortes e redução do efeito de olhos vermelhos) e dá acesso a um serviço de álbuns fotográficos on-line, mas é inferior, no quesito fotografia, ao MSN.
A versatilidade do AOL afeta a facilidade de uso: como traz muitas opções, o programa pode gerar confusão na primeira vez em que é usado. Em compensação, sua interface é mais bonita que a do MSN, pois os ícones são animados. O recurso de pesquisa integrado ao AOL também é superior: além de já vir configurado para usar o buscador Google, o melhor da internet, dá acesso a serviços da America Online que fazem pesquisas multimídia (para achar músicas e vídeos na rede) e por região geográfica.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas