Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2004 - 13h20

Cebit começa na próxima quinta; cresce participação brasileira

Publicidade

da Folha Online

Alta velocidade, sem fios e por toda parte. Com este mote, a Cebit 2004, maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo, abre suas portas na semana que vem em Hannover (Alemanha) para mostrar avanços em redes sem fio e telefonia celular de terceira geração.

Os organizadores esperam uma pequena retração na feira deste ano. Os 27 pavilhões da Cebit devem receber 6.411 empresas em uma área de 334 mil m². Em 2003, foram 6.526 companhias em 354 mil m². O número de visitantes também deve cair este ano para 500 mil, contra 560 mil no ano passado.

Por outro lado, depois de alguns anos em baixa, a indústria de tecnologia finalmente começa a se recuperar. Os preços das ações voltaram a subir, os resultados retornaram ao azul e as fabricantes estão na expectativa de novos pedidos.

Nesse rastro, a participação do Brasil vai crescer neste ano. Serão 18 expositores --três a mais que em 2003--, entre eles o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que mostrará aos visitantes a urna eletrônica brasileira.

Telefonia e redes sem-fio

O principal foco na área de telefonia será a nova geração de celulares, adiada há tempos na Europa. As operadoras gastaram bilhões de euros com licenças no início da década, e finalmente estão se unindo às fabricantes para dar vazão aos primeiros telefones 3G, que devem chegar ao mercado europeu até o final do ano.

Quem visitar a Cebit verá celulares com mais e mais recursos, como câmeras digitais com mais resolução (por volta de 1,3 megapixel), gravadores de vídeo, organizadores pessoais, jogos e até monitores de freqüência cardíaca. E para não esquecer: os telefones apresentados na feira também fazem ligações, a maioria ainda sobre redes GSM e GPRS.

A Cebit também promete ser palco para grandes alianças, como a da operadora Vodafone e a fabricante Nokia --as duas maiores do mundo em seus ramos-- para alavancar as redes de terceira geração na Europa.

No campo da tecnologia da informação, devem reinar nos pavilhões soluções móveis --de WLANs (redes locais sem-fio) à telefonia sobre IP.

A Cebit 2004 ocorre de 18 a 24 de março no Centro de Feiras da Deutsche Messe, em Hannover (Alemanha), e terá cobertura especial da Folha Online.

Especial
  • Cebit 2004: fique por dentro da maior feira de tecnologia do mundo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página