Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2004 - 14h17

Intel traz "carro digital" à Cebit; AMD lança chip para notebooks

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Ciência e Informática da Folha Online, em Hannover

As duas fabricantes de processadores mais conhecidas do mundo marcaram presença na Cebit 2004, maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo, que acontece em Hannover (Alemanha) até a próxima quarta-feira.

Francisco Madureira/FI
O BMW Série 7 "digital" tem tablet PC, acesso sem-fio à internet, celular 3G, impressora e fax
A Intel trouxe ao seu estande um "carro digital" --por sinal, um BMW. O conceito é transformar o carro em um escritório móvel, para que o usuário, um executivo ou profissional de vendas, possa tirar proveito do computador enquanto está em movimento.

O coração do "carro digital" é um tablet PC com tecnologia Centrino, que adiciona recursos de rede sem-fio ao computador. Além dele, o carro possui telefone celular com tecnologia GPRS e UTMS --esta a terceira geração de telefonia móvel, que deve chegar definitivamente à Europa este ano--, um ponto de acesso a rede sem-fio --que permite acessar a internet de qualquer ponto do carro com qualquer equipamento-- impressora e fax. O carro foi desenvolvido em parceria com a BMW, com a Hewlett-Packard e com a Oracle.

Já a AMD aproveitou a feira para mostrar seu novo chip Athlon XP M 2100+. Projetado para computadores portáteis, o processador tem consumo de energia reduzido. A empresa não revelou, no entanto, números sobre o quanto essa economia de energia representa e também, como de costume, a velocidade de clock do processador. A Fujitsu é a primeira fabricante a anunciar que usará o chip em seu notebook Lifebook S2000.

Francisco Madureira viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil e da Lufthansa

Especial
  • Cebit 2004: fique por dentro da maior feira de tecnologia do mundo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página