Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2004 - 11h44

Cebit mostra DVDs com o dobro da capacidade e gravadores de 16x

Publicidade

da Folha Online, em Hannover

O consórcio responsável pelo padrão DVD+RW aproveitou a Cebit, feira de tecnologia que acontece em Hannover (Alemanha) até a próxima quarta-feira (24), para apresentar DVDs com capacidade de 8,5 GB e gravadores de 16x.

As empresas que fazem parte da aliança --Dell, HP, MCC/Verbatim, Philips, Ricoh, Sony, Thomson e Yamaha-- já vinham adiantando as tecnologias desde o fim do ano passado, desde a feira Ceatec, realizada no Japão no início de outubro.

Com duas camadas de dados sobrepostas, os novos discos praticamente dobram a capacidade de armazenamento do DVD+RW de 4,7 GB para 8,5 GB. Segundo o consórcio, o formato é compatível com a maioria dos aparelhos de DVD e drives de computadores.

Mais velocidade

O estande do DVD+RW também trouxe a nova tecnologia de gravação de DVD+R com a velocidade de 16x, desenvolvida pela Philips e já conhecida, em protótipo, desde novembro de 2003. Com essa velocidade, é possível gravar um disco de 4,7 GB em cerca de 6 minutos, segundo as fabricantes.

Para ter uma idéia do que isso significa, aí vão alguns dados: o disco gira a uma velocidade linear de cerca de 200 km/h, enquanto as marcas são gravadas com uma precisão de 0,05 micrômetros. Para os técnicos do consórcio, a velocidade de 16x se aproxima do limite seguro para a gravação de DVDs --ao menos quando se considera o material de que, hoje, são feitos os discos.

Francisco Madureira viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil e da Lufthansa

Especial
  • Cebit 2004: fique por dentro da maior feira de tecnologia do mundo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página