Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2004 - 08h06

Cebit marca esperança de retomada do setor

Publicidade

MARIJÔ ZILVETI
enviada especial a Hannover

A Cebit 2004 fecha suas portas hoje com a expectativa de ter atraído 500 mil visitantes ao longo de uma semana. Maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo, reuniu, segundo os organizadores, mais de 6.000 expositores espalhados por mais de 20 pavilhões em uma área de 35 mil² em Hannover, Alemanha.

O evento marcou a esperança de virada na economia, como destacou o chanceler alemão, Gerhard Schröder, na cerimônia de abertura: "Apesar de a situação estar devagar, espero uma retomada para 2005", disse.

Também parecendo acreditar em tempos melhores, a indústria mostrou que vai investir forte para conquistar consumidores relutantes em gastar dinheiro --exemplo disso foi o estardalhaço do setor de telefones celulares, um dos mais dinâmicos na feira.

A grande aposta são os aparelhos munidos de câmeras fotográficas digitais. Segundo a Nokia, que lidera o mercado mundial de aparelhos para telefonia móvel, com uma fatia de 35%, os fabricantes de celulares vão vender mais de 140 milhões de aparelhos com câmeras digitais embutidas.

"Em 2007, essas vendas vão representar € 60 bilhões", disse Pekka Ala-Pietila, presidente da empresa finlandesa, durante o lançamento de um celular com câmera digital que produz fotos que podem ser impressas com melhor qualidade.

O executivo da Nokia afirmou que a empresa deverá dobrar as vendas de celulares com câmeras digitais. "No ano passado, vendemos 70 milhões de unidades em todo o mundo", disse.

Imagem com maior qualidade no celular foi uma das estratégias usadas pelas empresas para chamar a atenção do grande público. Vídeos em tempo real e transmissão de rádio e televisão também fazem parte dos atrativos para criar mais uma necessidade de compra de telefones celulares.

Por falar em imagem de maior qualidade, os fabricantes de câmeras digitais trouxeram para a feira novos modelos com maior resolução. Para guardar imagens e vídeos que ocupam cada vez mais espaço, são necessários dispositivos especiais para esse fim. Um cartão de memória de pouco mais de 2 cm de altura e alguns milímetros de espessura é capaz de armazenar agora 1 Gbyte --suficiente para gravar cerca de 1.300 fotos de resolução de 3 Mpixels (2.048x1.536 pontos).

Imagens que permitem ver um fio de cabelo ou os detalhes do rosto de uma atriz em telas de plasma são outro atrativo de fabricantes de monitores. Empresas como a Philips, a Sony e a LG, entre outras, mostraram produtos de todos os tamanhos.

A aposta no entretenimento, com o microcomputador que deixa o escritório e vem fazer parte da sala de estar, é uma das fichas da indústria de chips. A Intel, líder mundial em vendas de processadores para computadores, atrai os visitantes com uma casa e um carro futuristas.

A concorrente AMD foi mais discreta. Usou uma sala da feira para anunciar um chip mais veloz para quem pretende participar de contendas em games e ver vídeos com maior qualidade.

Especial
  • Cebit 2004: fique por dentro da maior feira de tecnologia do mundo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página