Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2000 - 05h41

Apple atrasa lançamento do "MacOS X"

Publicidade

BRUNO GARATTONI, da Folha de S.Paulo

A Apple promete colocar hoje na Internet uma versão de testes do novo sistema operacional utilizado nos computadores Macintosh: o "MacOS X".

Anunciado com pompa pelo presidente da empresa, Steve Jobs, no ano passado, o novo sistema operacional estava previsto para chegar ao mercado em julho último. As previsões agora são para o final do ano.

O sistema, responsável pelo funcionamento de computadores Macintosh, é destinado a modelos com chip G3 ou G4 com pelo menos 64 Mbytes de memória RAM.

A versão de testes é gratuita e está em inglês. Se decidir instalá-la, não deixe de copiar os arquivos para evitar perda de dados.

No endereço www.apple.com/macosx, os interessados podem conhecer melhor as principais características do sistema, que traz como destaque visual arrojado.

A estabilidade fica por conta do "Darwin", sistema básico que controla as principais operações do "MacOS X". Ele foi desenvolvido a partir do sistema operacional Unix e está disponível (para engenheiros de software) em www.apple.com/darwin.

A aparência do "MacOS X" realmente impressiona: no site, é possível fazer o download de sete filmes em "Quicktime" que demonstram os principais efeitos do novo sistema, como as animações do "Dock" -agrupamento de ícones que reúne atalhos para programas e documentos.

Quem não tem o "Quicktime" pode obter cópia gratuita em www.quicktime.com.

A compatibilidade também é um ponto importante: de acordo com a Apple, o "MacOS X" pode ser usado com programas desenvolvidos para versões antigas do sistema "MacOS".

Outro recurso interessante é o comando Save to PDF, que permite criar documentos no formato PDF (muito utilizados em editoração gráfica) a partir de qualquer programa.

O "MacOS X" já traz o "Internet Explorer 5.5" e é compatível com a linguagem de programação "OpenGL", que serve para gerar gráficos em 3D. Isso significa que criar versões para Mac de games para PC poderá ser mais fácil.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página