Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2004 - 09h48

Internet relata origem de Pessach e Páscoa

Publicidade

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S.Paulo

Para os cristãos, amanhã é a Quinta-Feira Santa, início de celebrações religiosas que culminam no dia 11, domingo de Páscoa. Na última segunda-feira, começou a celebração de Pessach, a Páscoa judaica, que vai até a próxima terça-feira.

A internet oferece páginas recheadas de detalhes históricos e curiosidades para entender o significado dessas festividades.

Em educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/pascoa_jesus.htm, há uma explicação didática do que aconteceu aproximadamente no ano de 786 do antigo calendário romano, quando três homens foram crucificados.

Curiosidades sobre o símbolo da Páscoa estão em www.terra.com.br/pascoa/curi_4.htm. Descubra como se comemora a data em outros países em www.terra.com.br/pascoa/curi_3.htm. A origem da Páscoa (www.novomilenio.inf.br/festas/pascoa2.htm) detalha a diferença da data para cristãos e judeus.

Interessados em calcular os dias da Páscoa cristã, desde 1901, devem ir a www.novomilenio.inf.br/festas/pascoa1.htm. Leia sobre a origem da Quaresma, que antecede a Páscoa, em www.redemptor.com.br/informa/peflavio/quaresma/origem.html. Na Ucrânia, há uma manifestação artística no período --veja em www.novomilenio.inf.br/festas/pascoa4.htm. Sobre os costumes ligados ao período pascal, visite a página venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html.

Diferenças e semelhanças nos costumes para a comemoração de Pessach estão em www.morasha.com.br/edicoes/ed40/pessach.asp, com detalhes do que é proibido e admitido comer nessa época. Em www.cjb.org.br/tiferet/culto/miniguia_pessach.htm, veja também item sobre os alimentos que não devem ser ingeridos na Páscoa judaica.

No Departamento de Educação Judaica Sionista, em www.jafi.org.il/education/espanol/ciclo/pesaj/portugues/fontes.html, há um texto dividido em itens sobre Pessach na história judaica.

Símbolos e significados dos dias de Pessach estão em www.acsbrasil.com.br/27des_pessach.htm. Em www.riototal.com.br/comunidade-judaica/juda7f4.htm, veja qual é a relação, segundo o site, entre Pessach e a origem do sanduíche.

Como cristãos e judeus comemoram a data está explicado em www.soulfoodministry.org/docs/Portugese/Pascoa.htm.

Tire também suas dúvidas sobre as diferenças das duas celebrações em arvoredobem.ig.com.br/materias/25/0701-0800/754/754_01.html#que. A página também detalha o significado da Semana Santa e a origem dos ovos de Páscoa. Um glossário traz o significado da palavra Pessach, em www.aleinu.com.br/canais/servicos/glossario.htm, e informações sobre o que acontece na primeira e na segunda noite dessa celebração judaica.

A história da Páscoa dos judeus está em www.avanhandava.org/judaismo/pessach.htm. Sobre a simbologia da vela pascal nas tradições judaicas, gregas, romanas e cristãs, veja www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/meditacao/pascoasimbolos.htm. No mesmo site, leia também sobre o cordeiro da Páscoa e como o coelho da Páscoa é explicado na Alemanha.

A festa e a simbologia desse ritual podem ser entendidas em www.jornaldosamigos.com.br/a_pascoa.htm. Em educaterra.terra.com.br/almanaque/datas/pascoa.htm, leia que a Páscoa representa o fim do inverno e a chegada da primavera no hemisfério norte. Como gregos e lituanos comemoram a data está em veja.abril.com.br/idade/exclusivo/vejasp/450_anos/textos/imigrantes/pascoa.html. Em www.terra.com.br/pascoa e www.uol.com.br/pascoa, há seção especial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página