Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2004 - 12h31

Netsky.V contamina sem anexos e ataca sites de troca de arquivos

Publicidade

da Folha Online

Está circulando na web a versão "V" do vírus Netsky, que foi identificada nesta quarta-feira. Apesar de ter sido classificada como sendo de risco médio, o modo de agir da praga virtual pode prejudicar os internautas domésticos. O verme ainda ataca sites de programas de peer-to-peer, para troca de arquivos.

O vírus não usa arquivos anexos para se espalhar. Em vez disso, ele aproveita falhas do sistema operacional Windows para tentar se copiar e se instalar automaticamente para o computador da vítima. Os e-mails contaminados tentam fazer o download de uma cópia do vírus a partir do PC de outro internauta infectado.

Depois de instalado, ele abre as portas TCP 5556 e 5557 para continuar se espalhando pela internet. Além disso, o Netsky.V está programado para atacar sites dos programas Kazaa e Emule, usados para trocar arquivos pela rede mundial de computadores.

Segundo a Sophos, a praga pode ser prejudicial para os usuários domésticos, pois muitos não usam um firewall --programa que monitora os dados transferidos pela rede. Dessa forma, o micro pode enviar dados sem o conhecimento do internauta. A recomendação é que o usuário atualize o Windows e o programa antivírus para não ser contaminado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página