Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2004 - 10h23

Erro informata é matéria-prima de arte eletrônica

Publicidade

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S.Paulo

Mensagens como "Erro fatal", "Erro 404, página não encontrada" ou "Erro 629: Você foi desconectado do computador para o qual discou. Clique duas vezes na conexão para tentar novamente." vão virar arte. As frases citadas e mais uma outra coleção que Giselle Beiguelman, artista multimídia e professora de pós-graduação em semiótica na PUC-SP, vem reunindo ao longo dos anos serão transformadas no documentário "Ask for Escape".

O trabalho, cujo título faz alusão ao filme "Disque M para Matar", do diretor Alfred Hitchcock, será projetado em dois telões em uma exposição de arte eletrônica que será montada em julho em São Paulo. Além disso, a criação estará on-line e poderá receber mensagens postadas por internautas.

O documentário, gravado em DVD, traz depoimentos do público que relata mensagens de erros que surgem na tela do micro.

As mensagens de erro que aparecem na tela do computador são, na maioria das vezes, ininteligíveis. Uma das mais comuns em algumas versões do sistema Windows era "erro de pilha...". O usuário ficava sem entender o que estava acontecendo com seu computador e só lhe restava a alternativa de desligá-lo e religá-lo. Hoje, acrescenta Beiguelman, as mensagens saíram do micro e foram parar nos eletrodomésticos eletrônicos. O filme de Beiguelman deverá fazer parte da segunda edição do Emoção Art.Ficial - Divergências Tecnológicas, programado para 1º de julho no Itaú Cultural, em São Paulo.

Durante a apresentação do filme, os internautas poderão postar suas mensagens de erro em um blog ou enviá-las em formato SMS (sistema de mensagens rápidas) por celular.

A mostra Art.Ficial, organizada por Arlindo Machado, crítico e teórico de mídias e professor de pós-graduação da PUC-SP, e por Gilberto Prado, artista multimídia e professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, planeja mapear a produção contemporânea em arte e tecnologia.

Entre os participantes está a dupla Mauricio Dias e Walter Riedweg. O espanhol Antoni Muntadas, um dos organizadores do FileRoom (www.thefileroom.org), é outro com presença confirmada. A brasileira Simone Michelin, autora de "Michelin, Miller, Mapplethorpe", participa da mostra.

Para 20 de maio, está prevista a mostra Arte Eletrônica e Digital, baseada nos artistas participantes do Prêmio Sergio Motta (www.sergiomotta.org.br).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página