Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2004 - 14h36

SpecOps demonstra programa que faz ponte entre Windows e Linux

Publicidade

da Folha Online

A SpecOps demonstrou nesta quinta-feira o funcionamento do "David", software que promete fazer a ponte entre os aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional Windows e o Linux, sistema de código aberto desenvolvido por Linus Torvalds.

Segundo o diretor geral da companhia, Frederick Lewis, o aplicativo vai promover o uso do Linux, reduzir os custos com a compra de um computador e desafiar a posição dominante da Microsoft no mercado de sistemas operacionais, segundo reportagem publicada pela agência de notícias "Dow Jones".

Ele disse que computadores equipados com o Linux, atualmente, não conseguem instalar ou executar aplicações baseadas para Windows como o Word e o Excel, por exemplo.

Durante a apresentação, o programa da SpecOps permitiu que os aplicativos da Microsoft fossem instalados e funcionassem no Linux como se estivessem funcionando no sistema operacional da companhia de Bill Gates.

"Depois de instalar o software, o computador com Linux vai funcionar como se tivesse o Windows", disse Peter Valdes, diretor de tecnologia da SpecOps. Para Valdes, o "David" vai ajudar milhões de usuários a trocar o Windows pelo Linux, que segundo ele é mais confiável.

O programa agora será testado pelo Centro de Informática Nacional das Filipinas. Uma versão do aplicativo deve ser lançada comercialmente até o fim do ano. O preço do "David", porém, ainda não foi definido, mas será uma fração do que custa o Windows, afirmou a empresa.

Lewis, diretor geral da empresa, disse que será possível economizar "dezenas de milhões de dólares" com licenças com uma possível mudança de sistema operacional. "O 'David' vai permitir que os consumidores se livrem dos laços do Windows, permitindo que eles escolham o sistema operacional de sua preferência."

Leia mais
  • Empresa filipina promete levar programas Windows para o Linux
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página