Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2004 - 17h11

Processos afastam americanos do download de músicas

Publicidade

da Folha Online

Com medo de serem processados, mais de 17 milhões de internautas americanos deixaram de baixar músicas pela internet, diz um estudo da Pew Internet and American Life. O número equivale a 14% dos usuários adultos da rede mundial de computadores nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, porém, o número geral de internautas que fazem download de canções em MP3 e outros formatos de música digital cresceu desde a última pesquisa, realizada em novembro de 2003.

Cerca de 6 milhões de usuários disseram que pararam de baixar canções por causa das ações judiciais movidas pela Riaa (associação das gravadoras americanas) contra mais de mil internautas. Muitas das ações levaram a acordos valendo milhares de dólares. Os homens entre 18 e 29 anos foram os mais propensos a parar de fazer download de músicas, de acordo com o estudo.

Entre os que continuam baixando arquivos, 17% disseram que usaram sites legalizados e que vendem canções, como a loja virtual iTunes, da Apple. Os sites pagos, porém, não foram as únicas fontes de música.

Outros 38% que ainda fazem downloads disseram que reduziram a quantidade de arquivos copiados.

Entre aqueles que nunca baixaram músicas, três em cada cinco usuários disseram que os processos foram suficientes para que eles nem chegassem perto de um programa de compartilhamento de arquivos.

O estudo foi realizado em fevereiro, por telefone, com 1.371 internautas. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Com Associated Press
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página