Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2004 - 13h38

Windows Media, da Microsoft, agora é compatível com Linux

Publicidade

da Folha Online

O Windows e o Linux pode não ser tão incompatíveis quanto aparentam ser. Pelo menos é o que mostra uma versão do Linux produzida pela Turbolinux, empresa japonesa que comercializa versões do sistema operacional de código aberto, compatível com o formato Windows Media Player, produzido pela empresa de Bill Gates.

Segundo a companhia, a versão Turbolinux 10F é a primeira a ser totalmente compatível com o formato Windows Media de áudio e vídeo. O programa será vendido por US$ 149 nos Estados Unidos. A compatibilidade com o Windows Media, porém, só estará disponível aos usuários japoneses.

A Turbolinux negociou diretamente com a Microsoft a liberação da tecnologia de codificação e decodificação do Windows Media para Linux. A desenvolvedora japonesa pagará uma taxa de acordo com o total de cópias vendidas do Turbolinux.

Além do formato da Microsoft, o novo Linux terá suporte para o formato de áudio e vídeo produzido pela Real Networks e terá tecnologia da CyberLink para tocar DVDs no computador.

O lançamento de uma versão do Linux compatível com programas da Microsoft pode indicar que, no futuro, os dois sistemas operacionais terão maior integração, aumentando a quantidade de aplicativos comuns para as duas plataformas, diz o site "Newsfactor.com".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página