Publicidade
Publicidade
08/05/2004
-
11h57
FERNANDO BADÔ
free-lance para a Folha de S.Paulo
Na batalha pela preferência dos usuários, "superpotências" de internet decidiram apostar ainda mais no território dos programas de comunicação instantânea, também conhecidos como instant messengers.
AOL, Microsoft, Yahoo! e ICQ, em busca de um diferencial que conquiste os internautas, incluíram serviços que aumentam as funcionalidades para além da mera troca de mensagens de texto.
Uma versão beta (para testes) do Yahoo! IM já pode ser baixada do endereço messenger.yahoo.com. A principal novidade é o LauchCast Radio, uma estação de rádio on-line que é acessada via comunicador e exibe o título da música executada ao lado do nome de quem a está ouvindo, possibilitando que os amigos a ouçam ao mesmo tempo.
O MSN Messenger (www.msnmessenger-download.com), da Microsoft, agora permite que usuários assinem um clube de jogos via comunicador. Desde a semana passada, os usuários do Messenger podem convidar amigos para jogos como o Roda da Fortuna, espécie de Roletrando dos EUA, por US$ 5 por mês. Também está em fase de testes o serviço Threedegrees, que permite que usuários ouçam música juntos ou compartilhem fotos.
Entre os serviços oferecidos aos usuários do AIM (americaonline.com/aim), da America Online, está um de previsão do tempo que dá alertas localizados por região sobre as condições do clima. Também oferece horários de filmes, cotação da Bolsa e receitas.
O ICQ (www.icq.com) adicionou ao comunicador a plataforma Xtraz, que faz downloads automáticos de novas características, por exemplo, jogos.
Cativar para crescer
Executivos do Yahoo! acreditam que inserir novas funcionalidades no Instant Messenger é um modo de aumentar a base de usuários nos EUA, que é de 19 milhões, segundo dados da empresas de pesquisas de internet comScore Media Metrix (www.comscore.com). Lisa Mann, diretora sênior de produtos de mensagens, disse na segunda-feira, data de lançamento do novo Yahoo! IM, que "quando se sentem confortáveis com o serviço, os usuários se tornam leais e divulgam o software a amigos".
Outra novidade do Yahoo! Instant Messenger é uma ferramenta de buscas que exibe simultaneamente resultados em mais de um computador. Analistas acreditam que a integração de pesquisa é um diferencial que pode levar o Yahoo! à liderança entre serviços de buscas on-line.
O Google (www.google.com.br), que é a mais popular ferramenta de buscas da internet e acaba de entrar no campo dos serviços de e-mail, não demonstra sinais de que irá oferecer algum tipo de comunicador instantâneo. Paul Ritter, analista do Yankee Group, considera isso um erro estratégico, diante dos novos serviços do Yahoo!: "Seria inteligência do Google desenvolver uma estratégia para mensageiros instantâneos de forma rápida e justa", diz.
Integração e produtividade
Os comunicadores instantâneos talvez ainda não tenham superado a popularidade dos e-mails devido à falta de interoperabilidade entre eles. Caso isso acontecesse, as funções dos mensageiros instantâneos poderiam aumentar a produtividade no trabalho, mas não é o que acontece. Números da Pew Internet and American Life Projects revelam que, nos EUA, 29% dos trabalhadores utilizam mensageiros no ambiente de trabalho, mas que a lista de contatos pessoais cresceu 70% a mais do que a de contatos profissionais.
Os provedores, porém, não demonstram interesse em viabilizar tal interoperabilidade.
Programas de mensagem instantânea ganham recursos
Publicidade
free-lance para a Folha de S.Paulo
Na batalha pela preferência dos usuários, "superpotências" de internet decidiram apostar ainda mais no território dos programas de comunicação instantânea, também conhecidos como instant messengers.
AOL, Microsoft, Yahoo! e ICQ, em busca de um diferencial que conquiste os internautas, incluíram serviços que aumentam as funcionalidades para além da mera troca de mensagens de texto.
Uma versão beta (para testes) do Yahoo! IM já pode ser baixada do endereço messenger.yahoo.com. A principal novidade é o LauchCast Radio, uma estação de rádio on-line que é acessada via comunicador e exibe o título da música executada ao lado do nome de quem a está ouvindo, possibilitando que os amigos a ouçam ao mesmo tempo.
O MSN Messenger (www.msnmessenger-download.com), da Microsoft, agora permite que usuários assinem um clube de jogos via comunicador. Desde a semana passada, os usuários do Messenger podem convidar amigos para jogos como o Roda da Fortuna, espécie de Roletrando dos EUA, por US$ 5 por mês. Também está em fase de testes o serviço Threedegrees, que permite que usuários ouçam música juntos ou compartilhem fotos.
Entre os serviços oferecidos aos usuários do AIM (americaonline.com/aim), da America Online, está um de previsão do tempo que dá alertas localizados por região sobre as condições do clima. Também oferece horários de filmes, cotação da Bolsa e receitas.
O ICQ (www.icq.com) adicionou ao comunicador a plataforma Xtraz, que faz downloads automáticos de novas características, por exemplo, jogos.
Cativar para crescer
Executivos do Yahoo! acreditam que inserir novas funcionalidades no Instant Messenger é um modo de aumentar a base de usuários nos EUA, que é de 19 milhões, segundo dados da empresas de pesquisas de internet comScore Media Metrix (www.comscore.com). Lisa Mann, diretora sênior de produtos de mensagens, disse na segunda-feira, data de lançamento do novo Yahoo! IM, que "quando se sentem confortáveis com o serviço, os usuários se tornam leais e divulgam o software a amigos".
Outra novidade do Yahoo! Instant Messenger é uma ferramenta de buscas que exibe simultaneamente resultados em mais de um computador. Analistas acreditam que a integração de pesquisa é um diferencial que pode levar o Yahoo! à liderança entre serviços de buscas on-line.
O Google (www.google.com.br), que é a mais popular ferramenta de buscas da internet e acaba de entrar no campo dos serviços de e-mail, não demonstra sinais de que irá oferecer algum tipo de comunicador instantâneo. Paul Ritter, analista do Yankee Group, considera isso um erro estratégico, diante dos novos serviços do Yahoo!: "Seria inteligência do Google desenvolver uma estratégia para mensageiros instantâneos de forma rápida e justa", diz.
Integração e produtividade
Os comunicadores instantâneos talvez ainda não tenham superado a popularidade dos e-mails devido à falta de interoperabilidade entre eles. Caso isso acontecesse, as funções dos mensageiros instantâneos poderiam aumentar a produtividade no trabalho, mas não é o que acontece. Números da Pew Internet and American Life Projects revelam que, nos EUA, 29% dos trabalhadores utilizam mensageiros no ambiente de trabalho, mas que a lista de contatos pessoais cresceu 70% a mais do que a de contatos profissionais.
Os provedores, porém, não demonstram interesse em viabilizar tal interoperabilidade.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas