Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2004 - 18h30

Trama lança ponto de encontro virtual para fãs de música

Publicidade

PEDRO MARQUES
da Folha Online

Depois de um longo período de testes, a gravadora Trama colocou no ar o site TramaVirtual (www.tramavirtual.com.br), um espaço virtual totalmente gratuito onde novos artistas e fãs podem se reunir para trocar idéias, dicas e --o mais importante-- ouvir música.

O site, que começou a ser desenvolvido em 2002, lembra o "MP3.com", onde artistas independentes divulgavam suas canções, mas com a diferença de ser voltado exclusivamente para músicos brasileiros, que têm espaço aberto para divulgar seus trabalhos.

"Essa é uma ferramenta feita para que a comunidade indie brasileira se encontre e as pessoas descubram música", disse André Szajman, presidente da Trama.

Szajman aproveita para lembrar que a rede mundial de computadores sempre foi vista pela gravadora como uma aliada. Desde sua fundação, em 1998, a empresa conta com um departamento para o marketing on-line.

Além de vender faixas pela web, a Trama foi na contramão da indústria fonográfica e incentivou o download de músicas Fernanda Porto e Nação Zumbi, para aumentar o alcance dos artistas que fazem parte do catálogo.

Comunidade

O funcionamento do site é simples: para baixar os arquivos MP3, o internauta deve fazer um cadastro gratuito informando nome, e-mail, endereço e telefone. Depois de criar o cadastro no site, o internauta poderá navegar por mais de 6.000 músicas disponíveis, de mais de 1.300 artistas que já se cadastraram no TramaVirtual.

Para fazer o usuário encontrar a música que está procurando, o site conta com cinco pessoas que ouvem todo o material recebido pelo próprio endereço da internet. Depois de ouvidas, as músicas são organizadas e aquelas que mais agradam são colocadas na seção "Destaque".

"O que a gente quer é uma coisa totalmente ligada à comunidade e ao mundo real. Não queremos ter só uma máquina para distribuir música", disse Carlos Eduardo Miranda, diretor do TramaVirtual e produtor musical.

Novos artistas

Além de divulgar os novos trabalhos do cenário musical brasileiro, o TramaVirtual tem a função de ajudar a gravadora a descobrir novos talentos. "Quem quer mandar demo tem que usar o TramaVirtual", disse Szajman.

Se o internauta quiser divulgar seu trabalho, ele precisa preencher um formulário e criar sua página pessoal, onde ficarão armazenadas as notícias e músicas do grupo ou cantor. Covers e versões de músicas de outros artistas são proibidas no site.

Para a gravadora, que costuma receber um bom volume de demos, a internet facilita bastante. "É mais fácil para catalogar os trabalhos", afirmou Szajman. A ferramenta, diz, acaba facilitando a "descoberta de artistas que podem ser trabalhados pela gravadora".

Sucesso virtual

Szajman disse que usar a rede mundial de computadores também "é mais prático para o artista". A vantagem é que o grupo fica mais conhecido e pode acabar caindo no gosto do público, caso do Cansei de Ser Sexy, que virou cult no circuito de moda de São Paulo e usou o TramaVirtual para divulgar seu trabalho.

Por enquanto, a gravadora ainda não sabe exatamente como aproveitar o catálogo de artistas e músicas que está cadastrado no TramaVirtual. "A gente tem um monte de idéias, precisa ver qual é a melhor do ponto de vista da gravadora", disse o presidente da Trama.

"O caminho da música on-line é inevitável", disse Miranda, diretor do site. "Só experimentando a gente vai descobrir o que fazer." "Daqui a dois anos pode ser que tenhamos um artista que não tenha CD", afirmou Szajman. Enquanto isso não acontece, a Trama tem uma idéia bem mais voltada para o mundo real: uma coletânea em CD com os artistas mais bacanas descobertos pela web.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página