Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 09h27

Internet mostra efeitos das drogas no corpo

Publicidade

FERNANDO BADÔ
da Folha de S.Paulo

Em seu livro "A Arte da Guerra", o general Sun Tzu diz que "para derrotar um inimigo, é preciso conhecê-lo". Isso pode ser aplicado a qualquer inimigo, inclusive às drogas, que figuram entre os maiores problemas das sociedades modernas.

Seguindo o ensinamento de Sun Tzu, para vencê-las, é preciso compreendê-las. Para tanto, a internet traz a maioria das informações necessárias sobre elas.

Maconha

A mais comum, dentre as ilegais, é a maconha. Em www.adroga.casadia.org/drogas/maconha.htm, são apresentados aspectos científicos da droga, bem como efeitos mentais e físicos.

O endereço www.psicosite.com.br/tra/drg/cannabis.htm explica como a maconha pode afetar a personalidade do indivíduo e discorre sobre quais são as motivações que levam uma pessoa a fumá-la.

Já o link quark.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/maconha/thc.html explica como age quimicamente o THC, substância tóxica presente na maconha.

O portal www.marijuana.com abre a discussão, em inglês, sobre a legalização, mas o internauta precisa se cadastrar.

Cocaína

Droga cara e de alto poder viciante, é usada principalmente por pessoas de renda mais elevada. O link www.epub.org.br/cm/n08/doencas/drugs/anim1.htm explica os efeitos causados pela cocaína no cérebro do usuário.

Para saber identificar a droga e os sintomas que um usuário apresenta, acesse 200.152.193.254/novosite/drogas_cocaina.htm.

Veja em www.saude.inf.br/cebrid/ccocaina.htm como reage uma pessoa sob efeito da droga, além da explicação dos processos de extração e produção.

Crack

Droga barata e mortal, o crack é utilizado principalmente por pessoas de baixa renda ou consideradas miseráveis. A página oficina.cienciaviva.pt/pw020/g/crack.htm dá mais detalhes sobre o crack e algumas outras drogas.

Em www.antidrogas.com.br/crack.php uma ilustração mostra o caminho percorrido pelas substâncias nocivas presentes no crack dentro do organismo e como elas vão agindo.

Heroína

No Brasil, não é tão comum como as anteriores, mas está presente e tem alto poder viciante, como explica, em espanhol, o link www.nida.nih.gov/Infofax/Heroin-Sp.html.

Para informações em português e também um histórico do surgimento da droga, vá a www.cidadegaspar.com.br/saude/heroina.asp.

Ecstasy

O internauta encontra detalhes sobre a droga usada como estimulante em baladas em www.feranet21.com.br/acontecimentos/saude/ecstasy.htm.

Uma apresentação de imagens localizada em www.dancesafe.org/slideshow mostra, em inglês, como reage o cérebro que está sobre efeito do ecstasy.

Nicotina e álcool

Apesar de legalizadas, são consideradas drogas, já que também viciam e trazem efeitos danosos ao corpo e a mente, alterando o comportamento, como visto em www.epub.org.br/abc/6606/tjun2.htm e www.epub.org.br/cm/n10/doencas/drugs/alcool.htm.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página