Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2004 - 11h14

Crianças que usam PCs aprendem mais rápido, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

Crianças em idade pré-escolar que usam um computador aprendem mais rápido que crianças que não têm contato com a informática, indicou um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos nesta segunda-feira.

O estudo --realizado com 122 crianças com idades variando entre 3 e 5 anos-- afirma que aquelas que usaram um micro na escola ou em casa, pelo menos três vezes por semana, tiveram melhores resultados em um teste que avalia o desenvolvimento cognitivo e a capacidade de ir à escola.

Alguns estudos realizados anteriormente indicavam que o uso de computadores melhora a habilidade motora e o reconhecimento de letras e números.

Outros pesquisadores, porém, não encontraram nenhuma conexão entre o uso de micros e o desenvolvimento do conhecimento e linguagem nas crianças. Segundo alguns especialistas, o computador prejudica experiências essenciais da infância, como brincar com outras crianças e brinquedos.

Videogames

Apesar de o PC ajudar no desenvolvimento, diz a pesquisa, os videogames não trazem benefícios aos pequenos. Das crianças pesquisadas, 56% tinham acesso aos jogos eletrônicos, disseram Xiaoming Li, um pediatra da Wayne State University, em Detroit (EUA), e Melissa Atkins, psicóloga da Ohio State University (Columbus, EUA).

Os autores disseram que o estudo foi limitado, usando estimativas do tempo gasto informados pelos pais das crianças. Os pesquisadores também não avaliaram a freqüência de uso de programas educacionais.

Segundo os pesquisadores, as crianças usam o computador para jogar, usar aplicativos educacionais, mexer no mouse ou em controles, ver imagens ou imitar os pais ou irmãos que já usam o micro.

Com Reuters

Leia mais
  • 90% das crianças e adolescentes nos EUA usam PC, revela estudo
  • Crianças são alvo de spam; veja dicas para protegê-las
  • Internet dos EUA ganha domínio seguro para crianças
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página