Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2004 - 14h34

'Pai do computador' é homenageado na Inglaterra

Publicidade

da Folha Online

Alan Turing, considerado um dos pais do computador moderno, está sendo homenageado 50 anos depois de morrer em trágicas circunstâncias. Turing foi um dos pioneiros da ciência do computador e seu trabalho ajudou a tornar o computador pessoal em realidade.

O cientista, que trabalhava para o governo do Reino Unido decifrando mensagens em código durante a Segunda Guerra Mundial, teve a idéia de criar uma máquina que pudesse ler números binários --seqüências de zeros e uns-- a partir de uma fita. Esse processo foi um dos pontos mais importantes da história do computador, diz o site da BBC.

Suicídio

A inteligência de Turing, porém, não o protegeu dos valores sociais da década de 50 no Reino Unido. O pesquisador, que era homossexual, foi levado em 1952 a um tribunal por ter um relacionamento com um jovem de Manchester.

Na época, o homossexualismo era crime na nação, e ele só não foi preso porque concordou em tomar injeções de estrogênio por um ano para controlar sua orientação sexual. Por ser gay, Turing também não conseguiu emprego.

Cerca de dois anos depois de ser condenado a tomar injeções de estrogênio, em 7 de junho de 1954, ele se matou comendo uma maçã banhada em cianeto. Uma placa azul será erguida em homenagem a Turing na entrada de sua cidade natal, Cheshire.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página