Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2004 - 10h25

Novo chipset da Intel promete turbinar computador doméstico

Publicidade

da Folha Online

A fabricante de processadores Intel antecipou o lançamento de um novo chipset criado para turbinar computadores domésticos. Chamado Grantsdale, ele age em conjunto com o Pentium 4 e aumenta a performance de som e gráficos, a velocidade de comunicação entre processador, memória e periféricos e também possui conectividade sem fio.

O chipset age como um "porteiro" que controla o fluxo de informações entre o processador e o resto do PC, inclusive memória e periféricos. A empresa põe o chipset no mercado no início da semana que vem. Seu preço deve ficar entre US$ 30 e US$ 40, o mesmo dos anteriores.

Em um evento em São Francisco (EUA), a empresa mostrou um PC com o Grantsdale. A máquina exibiu filmes streaming em alta definição e com surround. Antes, para que o PC tivesse esses recursos, seria preciso investir algumas centenas de dólares em upgrades, diz a Intel.

Concorrência

O Grantsdale deve movimentar o mercado de processadores e acessórios, já que atinge diretamente o que a concorrente AMD vende como principal vantagem de seus chips: recursos multimídia.

Fabricantes de chips gráficos, por exemplo, já começaram a cambiar suas estratégias e desenvolver produtos para uma nova e mais rápida plataforma de conexão, a PCI Express, que chegar para valer com o Grantsdale. O chipset também suporta um novo tipo de memória, a DDR2, segunda geração da DDR (sigla para double-data rate).

A AMD, por outro lado, depende totalmente de parceiros para desenvolver chipsets para seus processadores. Jeff Lowe, gerente de marketing da empresa, disse que eles preferem deixar esse trabalho para empresas especializadas, como a Nvidia, que produz chips gráficos. Segundo Lowe, a AMD planeja incluir suporte à plataforma PCI Express em seus produtos até o final do ano.

Especial
  • Arquivo: leia notícias recentes sobre processadores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página