Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2004 - 12h03

Hollywood oferece recompensa para impedir pirataria no cinema

Publicidade

da Folha Online

Anualmente, a pirataria de filmes custa bilhões de dólares aos estúdios de Hollywood. Por isso, os estúdios e os cinemas norte-americanos estão tomando uma nova medida para combater as cópias ilegais: oferecer recompensas para quem dedurar pessoas gravando filmes durante as exibições.

A gravação de filmes em salas de cinema é bastante comum, e os filmes depois são distribuídos pela internet. É isso que possibilita, por exemplo, que filmes como "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" e "Shrek 2" sejam encontrados à venda em camelôs.

Agora, quem identificar e impedir a gravação de um filme durante uma exibição pode receber até US$ 500 de recompensa. Os funcionários dos cinemas também usarão óculos de visão noturna para localizar os piratas, informa o site da "BBC".

A MPAA (associação da indústria cinematográfica americana) disse que capturou 52 milhões de DVDs e outras cópias ilegais em 2003 --muitas dessas cópias, afirma a MPAA, foram feitas dentro dos cinemas.

Pré-estréia

Os estúdios de Hollywood também estão tomando medidas para evitar que os filmes sejam pirateados durante suas pré-estréias. Muitos filmes estavam disponíveis na web antes mesmo de serem lançados nos cinemas.

Durante as apresentações, funcionários dos cinemas revistam bolsas e usam detectores de metal para identificar pessoas que estão levando câmeras aos cinemas.

Os estúdios também estão fazendo lobby para aprovar uma lei para transformar em crime a gravação de filmes em cinemas.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre pirataria de filmes na web
  • Arquivo: leia mais notícias sobre pirataria on-line
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página