Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2004 - 10h19

Sites têm história dos criadores da World Wide Web

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Timothy John Berners-Lee criou a World Wide Web, mas, antes de sua invenção, já havia outros pesquisadores e projetos pioneiros que ajudaram a criar a atual internet.

O www (acesso a páginas) é apenas um dos serviços oferecidos pela rede (que também inclui e-mail e ftp). No início da década de 90, Berners-Lee criou o serviço WorldWideWeb, que incluía o acesso a páginas remotas (que ficaram conhecidas como sites) em uma interface gráfica já parecida com a dos navegadores atuais.

Graças a esse feito, ele foi escolhido pela revista norte-americana "Time" um dos cem cientistas mais influentes do Século 20. No site da publicação (www.time.com/time/time100/scientist/profile/bernerslee.html), leia sobre sua trajetória.

Atualmente, Berners-Lee dirige o W3C (World Wide Web Consortium), órgão que desenvolve projetos experimentais para a internet. Para saber mais sobre seus novos trabalhos, acesse o site www.w3.org e vá ao link www.w3.org/People/Berners-Lee.

Porém, na web, existem sites que voltam no tempo e mostram mais autores de feitos notáveis, como o Internet Pioneers (www.ibiblio.org/pioneers), que traz perfis de inventores, como Robert Metcalfe e Ted Nelson. Leia em www.cio.com/WebMaster/metcalfe1.html e ted.hyperland.com.

Vint Cerf é outro "pai" da internet e um dos principais responsáveis pela criação da Arpanet e co-autor do protocolo TCP/IP. Leia sobre ele em global.mci.com/us/enterprise/insight/cerfs_up/index.xml. Os novos projetos de Cerf podem ser conferidos em entrevista ao site www.internetnews.com/infra/article.php/3370411.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página