Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2004 - 17h47

Intel lança chips de 64 bits para estações de trabalho

Publicidade

da Folha Online

Seguindo os passos da rival AMD, a Intel anunciou nesta segunda-feira o lançamento de processadores de 64 bits para estações de trabalho.

Assim como os chips produzidos pela AMD, os processadores da Intel não funcionam só com aplicativos de 64 bits, mas também rodam programas desenvolvidos para a arquitetura de 32 bits --como a dos sistemas operacionais Windows e outros programas da Microsoft.

Os novos chips da Intel da linha Xeon podem acessar muito mais memória que os chips de 32 bits, disse a companhia. Outra vantagem é que a nova geração vai reduzir os gargalos de processamento, permitindo a criação de gráficos mais bonitos, entre outros recursos.

Em abril de 2003, a AMD anunciou o lançamento de uma linha de processadores de 64 bits que também é compatível com programas de 32 bits. Na época, a Intel disse que não fabricaria um processador com essas características.

Em fevereiro deste ano, porém, a empresa mudou de idéia e decidiu lançar processadores que funcionam com aplicativos de 32 e 64 bits.

Até o momento, não existem versões do Windows --o sistema operacional mais usado no mundo-- compatíveis com a arquitetura de 64 bits. A Microsoft, porém, deve lançar um Windows de 64 bits até o fim deste ano.

O sistema operacional Linux, no entanto, que tem código aberto e pode ser copiado e modificado livremente, já oferece compatibilidade com a tecnologia de 64 bits.

Com Associated Press

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre a computação de 64 bits
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página