Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2004 - 16h05

Maio tem número recorde de golpes por e-mail, diz APWG

Publicidade

da Folha Online

O Anti-Phishing Working Group (APWG), que procura combater os golpes enviados por e-mail aos internautas, registrou um número recorde de ataques no mês de maio. De acordo com o APWG, foram registradas 1.197 novas fraudes, um aumento de 6% em relação ao mês anterior. Desses, 848 casos tentavam fraudar instituições financeiras.

Os ataques do tipo "phishing" geralmente são lançados por e-mails e usam mensagens que atraem os internautas para sites falsos. Os sites, entretanto, são idênticos às páginas de bancos ou outras instituições.

Uma vez que o usuário está no site, ele é enganado e acaba digitando dados pessoais importantes, como números de cartão de crédito ou a conta e a senha do banco, que levam ao roubo de identidade e prejuízos financeiros.

"À medida que hackers, ladrões de identidades e programadores de vírus continuam unindo forças, os ataques aumentam e ficam cada vez mais sofisticados", disse Dave Jevans, presidente da APWG, ao site "The Register" (www.theregister.co.uk).

Segundo ele, os golpes estão tão avançados que "é literalmente impossível dizer se o e-mail ou o site são falsos, até mesmo para usuários com bastante experiência". "Isso é uma ameaça importante contra os serviços financeiros e lojas on-line."

Identidades falsas

De acordo com a organização, 95% das mensagens que levam golpes aos internautas partem de e-mails falsificados. Isso significa que os golpistas estão usando endereços eletrônicos roubados de outros usuários para enviar os golpes, diz a APWG.

Uma maneira de combater esse tipo de golpe é por meio da autenticação do e-mail, um método apoiado pela Microsoft. O sistema desenvolvido pela companhia procura checar se as mensagens foram realmente enviadas pela pessoa que está no campo remetente.

A checagem do e-mail deve ser feita por meio do número IP --um número que é conferido a todo computador conectado à internet.

Leia mais
  • União de empresas é saída para combater spam, diz Microsoft

    Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre spam
  • Arquivo: leia mais notícias sobre a Microsoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página