Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2004 - 09h55

Webmail também é terreno de disputas para sites de busca

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Google detonou a guerra. Além de ser o líder em pesquisas, ofereceu ,em abril, contas de e-mail gratuito de 1 Gbyte (suficiente para armazenar 100 mil mensagens de e-mail). Até agora, o serviço não foi lançado, mas atiçou a concorrência.

Ao agitar o mercado com esse anúncio, o Gmail (www.gmail.com) fez uma lista restrita de convidados para testar o serviço. Desde maio, no entanto, qualquer internauta pode conseguir uma conta gratuita pelo serviço. Basta entrar em sites de leilão, como o eBay (www.ebay.com), e pagar US$ 0,99 para conseguir convites para testar uma conta.

Para manter seus mais de 40 milhões de contas ativas em todo o mundo, o Yahoo! saiu atrás do prejuízo e aumentou o espaço de e-mail de seus internautas de 6 Mbytes para 100 Mbytes. O usuário pode fazer pesquisa em suas mensagens e encontrar o conteúdo com facilidade nas pastas criadas por ele.

Na semana passada foi a vez de o Hotmail, número um em contas de webmail. A Microsoft anunciou para o último trimestre contas de 250 Mbytes. A empresa promete incrementar a conta com mais recursos, entre eles a possibilidade de diminuir mensagens indesejadas (spam).

A corrida pelo webmail com mais espaço detona vários questionamentos entre especialistas. Há quem afirme que se o Google vai oferecer 1 Gbyte de espaço para cada usuário, ele vai precisar buscar servidores com espaço gigantesco de armazenamento.

Um exemplo: imagine que o Google tenha 1 milhão de contas registradas com direito a 1 Gbyte de espaço cada uma. Fazendo as contas, a empresa precisa garantir aos usuários 1 petabyte de espaço ou 1.024 terabytes.

Para ter uma idéia, esse valor corresponde a 250 bilhões de páginas de texto ou 83 mil filmes de longa-metagem.

Quando o Yahoo! aumentou a capacidade de suas contas de webmail, executivos da empresa afirmaram que os internautas não precisam de 1 Gbyte de espaço para uma conta de e-mail. Segundo eles, 100 Mbytes é suficiente para armazenar o conteúdo de mensagens e para administrá-las virtualmente.

Outra empresa que está apostando em webmail é a Ask Jeeves, que promete oferecer 125 Mbytes.

O anúncio ainda é promessa e deve ocorrer com portais com os quais a Ask Jeeves mantém parceria. Entre eles estão o www.myway.com, o www.excite.com e o www.iwon.com, que, por ora, não oferecem mais do que 6 Mbytes de espaço.

O e-mail de 1 Gbyte não é novidade entre internautas. O Spymac (www.spymac.com) já tem contas gratuitas para interessados em armazenar fotos em grande quantidade e conteúdos de todo tipo.

Outra empresa que anunciou webmail de 1 Gbyte foi o portal indiano Rediff.com (www.rediff.com), que aumentou o espaço de armazenamento do serviço gratuito de 5 Mbytes para 1 Gbyte.

Depois de se cadastrar, o internauta pode enviar mensagens com tamanho de até 10 Mbytes, como no e-mail do Yahoo!.

Esse recurso pode ser vantajoso para quem trabalha com grandes arquivos (fotos de altíssima resolução com mais de 3 Mbytes cada uma). A desvantagem pode ser tempo para enviar o arquivo.

Em testes realizados com banda larga de 300 Kbps, uma mensagem de 10 Mbytes levou cerca de sete minutos para ser enviada.

Outra alternativa são os armários, que permitem carregar vários arquivos de uma só vez.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre webmail
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página