Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2004 - 13h04

Webcam da Microsoft segue movimento do olho do internauta

Publicidade

da Folha Online

Os programas de mensagens instantâneas --como o ICQ, MSN e AIM-- podem ficar mais interessantes se uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft vingar. O sistema, batizado de i2i (que em inglês significa eye-to-eye --ou olho-no-olho, em tradução livre para o português), funciona com duas câmeras que seguem cuidadosamente os movimentos dos usuários.

A tecnologia, desenvolvida no laboratório de pesquisas da Microsoft em Cambridge (Reino Unido), também usa um algoritmo especialmente desenvolvido para unir as imagens das duas câmeras. Sem esse mecanismo, as câmeras transmitiriam imagens simultaneamente, dificultando a visualização.

Na prática, o sistema dá a impressão de que os usuários estão olhando nos olhos uns dos outros durante uma conversa pela internet. Outra função é a exibição de emoticons --como os sorrisos enviados durante um bate-papo-- em três dimensões.

Webcams

Pesquisas recentes revelam que mais de 18,5 milhões de pessoas estão usando webcams para conversar via mensagens instantâneas, segundo a Microsoft. Os usuários vão desde adolescentes discutindo trabalhos de escola até empresários em reuniões de negócios.

O problema, segundo a Microsoft, é que os internautas sempre têm a impressão de que a pessoa do outro lado da tela não está olhando para eles.

O i21 ainda permite que o internauta crie imagens de fundo realistas, para que outros usuários não vejam o que está em um determinado ambiente. De acordo com a empresa, o recurso é importante para garantir a privacidade dos usuários.

Smarticons

Outro recurso considerado inovador, e que deve atrair o interesse dos adolescentes, são os "smarticons", criados com o sistema.

Em vez de digitar emoticons (uma série de letras e códigos que representam expressões como rostos alegres e tristes) será possível adicionar imagens tridimensionais durante as conversas.

Um usuário pode, por exemplo, mostrar um coração batendo em frente ao peito ou então exibir uma lâmpada acesa em cima da cabeça, informa o site da "BBC" (news.bbc.co.uk)

A Microsoft, porém, acredita que o i2i vai ser mais usado nas corporações, pois a possibilidade de rastrear os movimentos do internauta devem melhorar a qualidade das videoconferências.

A tecnologia, porém, ainda está em estágios iniciais não tem prazo para chegar ao mercado, de acordo com a companhia.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre a Microsoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página