Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2004 - 11h23

Descoberta falha de segurança no browser Mozilla

Publicidade

da Folha Online

Falhas de segurança não são exclusividade do Internet Explorer, browser desenvolvido pela Microsoft. Nesta sexta-feira, programadores da Mozilla Foundation confirmaram que a última versão dos navegadores Mozilla e Firefox têm uma vulnerabilidade.

A falha permite aos hackers executar programas em computadores equipados com o Windows XP e foi identificada na quarta-feira. Versões atualizadas e com o problema corrigido já estão disponíveis.

De acordo com os desenvolvedores, o problema afeta apenas os usuários de Windows XP --os donos de micros Mac e dos equipados com Linux, sistema operacional de código aberto, estão livres da vulnerabilidade, disse o site "CNET News.com" (news.com.com).

Sozinha, a falha no Mozilla não é tão grave, afirmaram os programadores. Ela permite que o hacker execute apenas programas que já estão instalados no computador da vítima. Ele pode, porém, encontrar outras maneiras de quebrar barreiras de segurança e dominar o computador atacado.

Explorer

Recentemente foram descobertas falhas sérias no Internet Explorer, da Microsoft, que podem comprometer os micros dos internautas. As falhas podem, por exemplo, ser usadas para instalar programas em um PC sem o conhecimento do usuário.

Os hackers também usaram as falhas para espalhar o download.ject, um código malicioso que aproveitava as vulnerabilidades no navegador da Microsoft para atacar os usuários durante uma simples visita a uma página da web. O código se instala na máquina e roubava informações do internauta.

O Cert (equipe que monitora ameaças digitais) dos Estados Unidos está pedindo aos internautas que deixem de usar o navegador Internet Explorer até que as falhas sejam corrigidas.

Uma das opções é o próprio Mozilla (www.mozilla.org), que tem 12 MB, ou o Firefox, que tem 4,7 MB. O Opera (www.opera.com), cuja versão sem Java tem apenas 3,5 MB, também é alternativa.

Leia mais
  • Descoberta 3ª falha no Internet Explorer em menos de um mês
  • Hackers agora usam pop-ups para atacar Internet Explorer
  • Cert recomenda trocar IE por navegadores alternativos

    Especial
  • Segurança: defenda-se de vírus, hackers e espiões digitais
  • Arquivo: leia outras notícias sobre falhas de segurança nos PCs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página