Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2004 - 13h36

Segurança faz Internet Explorer perder participação de mercado

Publicidade

da Folha Online

Depois de ter várias de suas vulnerabilidades descobertas, o Internet Explorer, navegador desenvolvido pela Microsoft, está perdendo participação de mercado, revelou uma reportagem do USA Today nesta segunda-feira.

A queda, entretanto, não é exatamente uma ameaça para a Microsoft: o browser, que antes era usado por 95,48% dos internautas, agora está presente em 94,42% dos computadores, de acordo com número da empresa de pesquisas sobre internet WebSideStory.

"Se eu fosse a Mozilla Foundation, eu ficaria empolgado em relação a isso", disse Geoff Johnston, analista da WebSideStory. "Este é um pequeno sinal de revolta [contra o Internet Explorer]."

Segundo ele, uma queda de um ponto, apesar de não ser ameaçadora para a Microsoft, indica que milhões de pessoas deixaram de usar o navegador da empresa de Bill Gates e estão procurando alternativas como os navegadores Mozilla e Opera.

Alertas

Significa também que os usuários estão preocupados com sua segurança e seguindo os conselho do Cert, que está pedindo aos internautas usarem outros browsers enquanto as falhas de segurança do Internet Explorer não são corrigidas.

As falhas permitem que programas sejam instalados no micro sem o conhecimento da vítima. Esses programas podem ser usados para exibir anúncios na máquina afetada.

Mas hackers também se aproveitaram das vulnerabilidades para instalar programas espiões, como o download.ject, que registram toda a atividade do internauta e são usados para descobrir senhas e números de cartão de crédito.

Segundo a Mozilla Foundation, os browser Mozilla e Firefox foram baixados, em média, 200 mil vezes por dia. A Opera, que desenvolve um navegador de mesmo nome, disse que a quantidade de downloads do programa triplicou nas últimas semanas.

Nenhum browser é livre de falhas de segurança, entretanto. Na sexta-feira passada, foram descobertas vulnerabilidades no browser Mozilla --que já foram corrigidas.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre navegadores de internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página