Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2004 - 13h04

Lei americana tenta combater fraudes pela internet

Publicidade

da Folha Online

George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, deve assinar nesta quinta-feira uma lei voltada para combater o roubo de identidade, em especial as fraudes on-line conhecidas como phishing scams.

Esse tipo de golpe costuma levar o internauta a páginas falsas de bancos e outras instituições financeiras, como operadoras de cartão de crédito. O objetivo é enganar o usuário e roubar as suas senhas bancárias e números de cartão de crédito.

A lei estabelece "punições para qualquer pessoa que tenha informação relacionada à identificação com a intenção de cometer um crime", segundo o site "CNET News.com" (news.com.com). Isso inclui pena de até dois anos na prisão para qualquer pessoa que usar a identificação de uma pessoa sem autoridade legal.

Para os casos de roubo de identidade envolvendo crimes de terrorismo, destruição de aeronaves, incêndios e violência em aeroportos, a pena chega a cinco anos de detenção.

A nova lei é uma tentativa de combater a fraude de identidade, que prejudicam entre 7 e 10 milhões de norte-americanos por ano. Além dos scams, o roubo de números do Seguro Social e fraudes com cartões de crédito cresceram dramaticamente, afirmam autoridades dos Estados Unidos.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre fraudes on-line
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página