Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2004 - 13h17

Criador da web recebe título de cavaleiro britânico

Publicidade

da Folha Online

Tim Berners-Lee, um dos inventores da internet tal qual a conhecemos hoje, recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico (ou sir). Sir Tim é considerado o "pai da web" e foi homenageado pelos "serviços prestados ao desenvolvimento global da internet".

Em 1991, ele criou um sistema que mais tarde ficaria conhecido como World Wide Web, usado para organizar páginas e navegar pelas informações distribuídas na internet. O novo cavaleiro disse apenas que "estava no lugar certo, na hora certa" e não quis posar para fotografias.

"Eu acho maravilhoso quando você pensa em quantas coisas as pessoas se envolvem e elas simplesmente não funcionam. Acho que as idéias se organizam e se reúnem lentamente, durante um período de vários anos", afirmou, ele ao site da "BBC" (news.bbc.co.uk), tentando explicar como criou a web.

Sir Tim criou o mecanismo de hipertexto, basicamente os links que permitem navegar na web-- quando trabalhava no Cern, em Genebra. O código desenvolvido por ele facilitou a comunicação entre cientistas por uma rede de computadores, que se tornou a internet.

O cientista nunca quis lucrar com sua invenção e nunca patenteou o sistema. Atualmente, ele trabalha no World Wide Web Consortium, no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Leia mais
  • Erramos: Criador da web recebe título de cavaleiro britânico

    Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre Tim Berners-Lee
  • Arquivo: veja quem já recebeu o título de cavaleiro britânico
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página