Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2004 - 11h49

Mais da metade dos usuários do Orkut são brasileiros

Publicidade

da Folha Online

Mais da metade dos cerca de 800 mil usuários do Orkut --comunidade virtual de relacionamentos criada por Orkut Buyukkokten, engenheiro turco que trabalha no site de buscas Google-- são brasileiros, de acordo com estatísticas divulgadas pelo próprio site.

Na manhã desta sexta-feira, o site informava que 50,15% dos usuários cadastrados são do Brasil. Os Estados Unidos, que já dominaram o serviço, contam com 18,92% de participação. Irã (5,93%), Índia (3,49%) e Estônia (2,31%) vêm logo em seguida.

Segundo os dados divulgados, o Orkut é um site jovem: a maioria dos internautas cadastrados (54,15%) têm entre 18 e 25 anos; os usuários entre 26 e 30 anos respondem por 19,26% do serviço.

Contactado pela reportagem da Folha Online, o Google, responsável pelo site, disse que não pode fornecer uma análise ou uma explicação sobre a popularidade do Orkut no Brasil.

O Google está em processo de abertura de capital na Bolsa eletrônica Nasdaq e precisa se manter em silêncio, de acordo com as regras da SEC (órgão norte-americano equivalente à Comissão de Valores Mobiliários).

Ainda assim, o Google disse "estar satisfeito com a resposta positiva do Brasil e de outros países ao redor do mundo".

Ibope

Em seu último relatório mensal sobre o uso da web, o Ibope/NetRatings registrou que os internautas brasileiros estão entre os que mais visitam páginas de comunidades virtuais, como o Orkut.

De acordo com a pesquisa, 55,2% dos usuários residenciais no Brasil (ou 6,5 milhões de pessoas) visitaram essas páginas. Os internautas japoneses, porém, lideram a visitação a esses sites --63,9% entraram em alguma comunidade virtual no mês passado.

Marcelo Coutinho, sociólogo e diretor de Serviços de Análise do Ibope, tenta explicar a visitação a esses sites alegando que os brasileiros são um povo naturalmente mais comunicativo que os anglo-saxões.

Para entrar no Orkut, os internautas não podem simplesmente se cadastrar no sistema. É preciso receber o convite de um amigo para poder ingressar na comunidade. Os mais ansiosos em conhecer as novidades tecnológicas podem comprar convites para entrar no site de relacionamentos, que estão à venda em páginas de leilões on-line, como o MercadoLivre.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre o Orkut
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página