Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2004 - 11h00

Brasil é 4º país que mais envia spam; EUA lideram ranking

Publicidade

da Folha Online

Os Estados Unidos continuam sendo o país que mais envia spam --as mensagens não-solicitadas que oferecem todos os tipos de produtos e serviços aos internautas--, de acordo com especialistas em segurança digital.

Quarenta e três por centro de todos os e-mails indesejados foram disparados dos Estados Unidos no mês passado, disse a Sophos, fabricante de antivírus e outras soluções de segurança para computadores e redes.

O Brasil está em quarto lugar nesse ranking, responsável por 6,17% de todo o lixo digital. Há seis meses, o país estava na sexta colocação do ranking organizado pela empresa de segurança.

O estudo sugere que as leis anti-spam aprovadas naquele país --há mais ou menos nove meses-- não estão sendo úteis para combater o lixo digital.

"Quase nove meses depois de ter sido aprovada, a lei anti-spam mostra que teve pouco impacto nas mensagens indesejadas", disse Graham Cluley, analista sênior de tecnologia da Sophos, ao site da "BBC" (news.bbc.co.uk).

A Coréia do Sul, país que tem maior índice de utilização de conexões de banda larga do mundo, ficou em segundo lugar no ranking, respondendo por 15% de todas as mensagens não-solicitadas enviadas no mês passado. O estudo revela ainda que a quantidade de spam enviada a partir de PCs coreanos triplicou desde fevereiro.

"O Canadá, porém, fez algum progresso. Há seis meses, o país enviava 6,8% de todo o lixo digital do mundo --agora esse índice é de 2,9%", afirmou Cluley.

Zumbis

Segundo a Sophos, uma grande quantidade das mensagens não-solicitadas está sendo disparada a partir de computadores zumbis: ou seja, micros controlados remotamente por hackers.

"Muitos dos computadores enviando spam provavelmente foram dominados e suas conexões de banda larga estão sendo exploradas a distância pelos hackers." Cerca de 40% dos e-mails indesejados são enviados de PCs controlados remotamente.

"Os spammers são motivados pelo dinheiro. Suas contas bancárias ficam cada vez mais gordas e muitos estão invadindo computadores para espalhar o lixo digital", afirmou Cluley.

Confira abaixo o ranking dos países que mais enviam spam:

01 - EUA (42,53%)
02 - Coréia do Sul (15,42%)
03 - China e Hong Kong (11,62%)
04 - Brasil (6,17%)
05 - Canadá (2,91%)
06 - Japão (2,87%)
07 - Alemanha (1,28%)
08 - França (1,24%)
09 - Espanha (1,16%)
10 - Reino Unido (1,15%)
11 - México (0,98%)
12 - Taiwan (0,91%)
Outros (11.76%)

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre spam
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página