Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2004 - 08h58

Site oferece serviço para alterar e-mails já enviados

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Se você já se arrependeu de ter enviado um e-mail, o Changing Mail (www.changingmail.com) pode lhe interessar. Usando esse serviço, que é gratuito, você consegue alterar o conteúdo de mensagens mesmo depois de remetê-las. Ao se cadastrar no site, você terá de informar o seu endereço de correio eletrônico e uma senha. O Changing Mail funciona com qualquer conta, mas pode apresentar problemas com webmails (como Hotmail e BOL). Esteja atento a um detalhe: para não prejudicar sua segurança, escolha uma senha diferente da que você usa na conta de correio.

A operação do Changing Mail é um pouco confusa, mas não chega a ser difícil. Findo o cadastro, clique em Sign In e escolha a opção Add Message. Digite o texto do e-mail que deseja enviar e aperte o botão submit. Clique no link Send Message, selecione novamente a mensagem, digite o(s) endereço(s) do(s) destinatário(s) e aperte o botão send. O e-mail será enviado. Se, mais tarde, você quiser alterar seu conteúdo, clique em Change Message, selecione a mensagem em questão, reescreva o texto e pressione submit.

Numa observação superficial, a mensagem enviada pelo Changing Mail parece normal aos destinatários, que não conseguem detectar eventuais alterações no texto. Há, apenas, dois poréns. Para que o sistema funcione, os destinatários precisam ficar conectados à internet enquanto estiverem lendo seu correio --coisa que a maioria dos usuários faz. Isso é obrigatório porque o serviço usa um truque: converte o texto numa imagem, que fica armazenada nos servidores do Changing Mail e não é enviada junto com a mensagem (só é mostrada quando o e-mail é aberto).

Se algum dos destinatários tentar encaminhar o e-mail ou selecionar o texto com o mouse, perceberá o artifício. Por outro lado, o Changing Mail informa quando, por quem e quantas vezes cada mensagem foi aberta, o que é bastante interessante.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre serviços de e-mail
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página