Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2004 - 14h50

Sony revela detalhes do videogame portátil PSP

Publicidade

da Folha Online

A Sony divulgou na terça-feira alguns detalhes do PSP (PlayStation Portable), videogame portátil que a companhia está desenvolvendo e deve competir com o DS, da rival Nintendo e também em fase de produção.

Além do processador central (CPU), o chip do PSP terá um processador de mídia, sistema de processamento de imagens 3D, processador de segurança e um gerenciador de energia.

O nome do processador central é MIPS R4000 e terá velocidade de 333 MHz, de acordo com Masanobu Okabe, projetista de chips da Sony, que apresentou os detalhes na conferência Hot Chips, realizada na Universidade de Stanford (Califórnia, EUA).

Segundo Okabe, o sistema de gráficos do PSP pode processar 664 milhões de pixels por segundo e gerar 35 milhões de polígonos por segundo. Ele ainda conta com outras funções para criação de gráficos em três dimensões.

Já o sistema de gerenciamento de energia pode desligar funções não utilizadas no videogame para conservar energia e aumentar a duração da bateria, informou o site "The Register" (www.theregister.co.uk).

O Virtual Mobile Engine, usado para processar áudio e vídeo, pode ser programado para trabalhar com diferentes padrões --como o MP3 e o MPEG4. O sistema de segurança que está embutido no chip tem o objetivo de impedir a pirataria e dificultar tentativas de hackers de invadir o sistema.

Okabe, porém, não especificou se todas as funções estarão integradas no mesmo chip ou se a Sony pretende construir processadores separados para cada uma das funções que o PSP terá.

Outros recursos

O videogame portátil ainda terá conexões USB 2.0, compatibilidade com cartões de memória MemoryStick e 32 MB de RAM. A Sony discute a possibilidade de colocar conexões infravermelha e sem-fio no aparelho, mas Okabe não confirmou nenhuma dessas hipóteses.

O PSP terá uma tela de cristal líquido de 4,3 polegadas, com resolução de 480x272 e pesará 260 g. Os jogos serão armazenados em um disco óptico de 6 cm, com capacidade para armazenar até 1,8 GB de dados.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre videogames
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página